Seminário “Cidades Mais Humanas” continua no Maranhão

Depois de realizar sua primeira edição em Belo Horizonte, no sábado (16), o seminário “Cidades Mais Humanas” prossegue, nesta quarta-feira (19), em São Luis, com a participação do governador Flávio Dino e o presidente da Fundação Grabois (FMG), Renato Rabelo. Além de Dino e Rabelo, especialistas em gestão urbana debaterão com gestores, parlamentares e pré-candidatos a prefeitos e vereadores os desafios da administração pública dos municípios maranhenses.

Cidades mais humanas

A Fundação Maurício Grabois, ao realizar o seminário “PCdoB: um governo para cidades mais humanas – construindo hoje a cidade do amanhã”, procura analisar os grandes temas da questão urbana hoje, propondo diretrizes para elaboração de planos de governo. O seminário tem como objetivo reunir ideias e propostas que possam servir de subsídio para a formulação de programas de governo de candidatos do PCdoB nas eleições municipais de 2016.

Para os organizadores do evento,  “o programa de governo não se limita a um cumprimento formal da legislação eleitoral. Ao contrário, ele é um documento que apresenta uma visão política e teórica sobre os problemas urbanos. Ao mesmo tempo, torna-se um guia de ação para o enfrentamento dos desafios urbanos, tendo por meta a construção de cidades mais humanas, modernas e desenvolvidas”.

Confira abaixo a programação do evento em São Luis:

8:00 h – Chegada dos participantes e credenciamento

9:00 h – Conferência de abertura – As eleições municipais de 2016 e o lugar das cidades no atual debate político

· Renato Rabelo – Presidente da Fundação Maurício Grabois

10:00 h – Questões estruturantes da nova agenda urbana e o desafio de construir cidades mais humanas

Planejamento, plano diretor e uso do solo urbano

· Frederico Burnett – Arquiteto e urbanista, doutor em Políticas Públicas (UFMA); diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA.

Padrão de desenvolvimento e arranjos produtivos locais

· Dionatan Silva Carvalho – Economista, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (UFMA); pesquisador do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Mais IDH

· Francisco Gonçalves da Conceição – Jornalista, doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ); professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA; secretário de Direitos Humanos do Governo do Maranhão.

Transparência e participação popular

· Rodrigo Lago – Advogado; ex-conselheiro federal da OAB; secretário de Transparência e controle do Governo do Maranhão.

Moderadora

· Laurinda Pinto – Pedagoga; secretária da Mulher do Governo do Estado do Maranhão; diretora da Fundação Maurício Grabois – MA.

12:30 h – Almoço

14:00 h – Políticas sociais e o desafio de construir hoje as cidades do amanhã

Saúde

· Carlos Lula – Advogado; secretário de Saúde do governo do Maranhão.

Educação

· Moacir Feitosa – Economista, mestre em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA); professor do Departamento de Economia da UFMA; secretário de Educação da Prefeitura de São Luís.

Cultura e lazer e a utilização dos espaços públicos

· João Batista Ribeiro Filho (Joãozinho Ribeiro) – Bacharel em Direito, professor universitário, poeta e compositor, ex-secretário de Cultura do Governo do Maranhão; diretor da Fundação Maurício Grabois – MA.

Moderadora:

· Fátima Oliveira – Médica e escritora, membro do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e do Conselho da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe; diretora da Fundação Maurício Grabois – MA.

17:00 h – Desenvolvimento inclusivo: os municípios e o projeto de transformação do Maranhão

Cadeias econômicas e inclusão produtiva

· Felipe de Holanda – Economista, doutorando em Políticas Públicas (UFMA); professor do Departamento de Economia da UFMA; presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc).

Agricultura

· Adelmo Soares – Secretário de Agricultura Familiar do governo do Maranhão.

Moderadora

· Tatiana Pereira – Engenheira de pesca, mestre em sustentabilidade de ecossistemas (UFMA); secretária de Juventude do Governo do Maranhão.

19:00 h – Conferência de encerramento: O desafio de construir cidades mais justas e a transformação do Maranhão

· Flávio Dino – Governador do estado do Maranhão.

20:00h – Encerramento