Vanessa Grazziotin: A democracia está sendo atingida de morte

"O que está acontecendo no Brasil é um golpe. Eles estão promovendo um golpe", denunciou a senadora Vanessa Grazziotin ao participar do programa Rosas da Democracia, ao vivo, diretamente de Manaus-AM, pela página do grupo no Facebook. A senadora explicou que "a democracia está sendo atingida de morte". Para ela, o problema é muito maior. É uma disputa por dois projetos políticos distintos a serem aplicados, destacou. 

vanessa grazziotin - Foto: Reprodução
Segundo Vanessa Grazziotin, a oposição derrotada nas urnas nos últimos anos nunca suportou a vitória das esquerdas, “tentaram arrancar Lula a força e não conseguiram”, aproveitaram a crise econômica mundial que atingiu todos os países, inclusive o Brasil, o que fez criar um “caldo de cultura que favoreceu os golpistas”. Para Vanessa, a oposição aproveitou o momento de crise econômica internacional para implantar o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A senadora lembrou também que gravações da Operação Lava Jato comprovaram que o intuito do golpe funcionaria ainda para barrar as investigações da Polícia Federal sobre atos de corrupção na Petrobras.

Vanessa criticou ainda o governo interino de Michel Temer. Para ela, “nenhum presidente que tenha sido eleito democraticamente terá condições de promover essa reforma na agenda do nosso país. Ou seja, o objetivo é assaltar o poder para promover reformas extremamente negativas para o povo brasileiro e para o país, retirada de direitos”.

Processo de impeachment

A senadora criticou também a grande mídia, que trata o momento político com uma falsa normalidade e tem omitido informações sobre o julgamento do impeachment que está em andamento no Senado.

“O processo seguirá todo o mês de agosto no Senado Federal e nossa expectativa de vitória, portanto, de retorno da presidenta Dilma ela é viável. [A chance de vitória] é factível, ela existe e é muito grande”, diz Vanessa.

“Estamos resistindo e temos grande expectativa na vitória”

“Nós estamos conversando com a presidenta Dilma e com senadores uma forma de garantir a governabilidade.” Segundo a senadora comunista, caso a presidenta Dilma retorne à Presidência é preciso garantir o andamento político. Vanessa lembrou que seu partido, o PCdoB, defende a proposta de consulta popular. “Para que o povo diga se quer, ou não antecipar as eleições.”

Decisão do Ministério Público

Ao ser questionada sobre a decisão do Ministério Público (MP) de que a presidenta Dilma Rousseff não cometeu “crime de pedaladas”, a senadora respondeu que “já foi comprovado que o negócio de pedaladas não existe”. Vanessa respondeu que “não há participação da presidenta Dilma. Não há crime”. Mas o julgamento não é jurídico, o processo contra a presidenta Dilma é eminentemente político, por isso que infelizmente, ressaltou, acha que não terá interferência da decisão do MP no Senado.

Sobre as manifestações populares contra o golpe, a senadora acha que o movimento está aquém ainda do que deveria estar. “O povo está apático. Deveríamos barrar as mudanças negativas que o governo de Michel Temer está promovendo contra o povo.”

Assista a íntegra da participação da senadora Vanessa Grazziotin abaixo:



O programa Dialogação – que é transmitido pelo Mídia Ninja, através do coletivo de mulheres que lutam pelo restabelecimento da democracia no país, Rosas pela Democracia – teve início nesta terça-feira (19).

Segundo organizadores, as entrevistas ocorrerão sempre uma vez na semana – às terças-feiras – com um bate-papo ao vivo, com a participação de parlamentares, intelectuais, personalidades que irão debater temas como a perda de direitos em um governo golpista, nas mais diversas áreas como da educação e saúde, trabalho (seguridade e previdência social), além da cultura, políticas para as mulheres, democratização da mídia e direitos das minorias.