Seminário reúne pré-candidatos e dirigentes de 47 municípios mineiros

Cerca de 200 militantes de 47 municípios mineiros participaram no último sábado (16), na capital mineira, do seminário governo para cidades mais humanas: “Construindo hoje a cidade do amanhã” – realizado através de uma parceira do PCdoB-Minas e da Fundação Maurício Grabois.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

Seminário PCdoB Minas 1 - Mariana Viel

A atividade debateu o atual cenário político nacional e o projeto dos comunistas mineiros nas eleições municipais deste ano. Segundo o presidente do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro – pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora –, o seminário funciona como uma espécie de largada inicial do processo eleitoral dos comunistas mineiros.

“Temos que apresentar a nossa política ao povo, em todos os municípios mineiros em que o PCdoB está organizado. Somos o partido das mulheres, dos negros, dos trabalhadores e dos jovens e precisamos transformar a nossa coerência política em voto”.

A deputada federal, Jô Moraes – pré-candidata do PCdoB à Prefeitura de Belo Horizonte – enfatizou o papel das mulheres e dos novos militantes do PCdoB no processo eleitoral em todo o estado de Minas Gerais. Ela afirmou ainda que as candidaturas comunistas são uma forma de resistência e luta contra a agenda de confisco das conquistas sociais impostas pelo governo ilegítimo do presidente interino Michel Temer.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura – pré-candidato à reeleição – e o ex-senador, Inácio Arruda (PCdoB-CE) participaram da mesa de debates “O plano de governo como guia indutor da construção de cidades mais humanas e a experiência dos comunistas mineiros a frente das administrações municipais”.

Eles abordaram as grandes questões que envolvem as cidades modernas, como mobilidade, segurança, saúde, educação e lazer – e a elaboração de planos de governo que traduzam os compromissos dos comunistas com o desenvolvimento dos municípios, do estado e do Brasil.

A atividade também abordou os “Aspectos jurídicos sobre arrecadação e controle das finanças de campanha nas eleições de 2016”. A mesa, liderada pela advogada Carolina Lobo e pelo assessor da secretaria nacional de Finanças do PCdoB, João Brasil, esclareceu dúvidas dos pré-candidatos comunistas relacionadas à nova legislação eleitoral e à prestação de contas das futuras campanhas.