PM expulsa alunos que ocupavam Fábrica de Cultura em São Paulo

A Polícia Militar realizou na madrugada deste sábado (16) a reintegração de posse da Fábrica de Cultura do Capão Redondo, localizada na rua Algard, 82, na zona Sul da capital. O prédio estava ocupado, desde o final de maio, por aprendizes que protestavam contra demissões de educadores e o sucateamento do programa.

Alunos que ocupavam a Fábrica de Cultura de Capão Redondo foram removidos pela PM

De acordo com a polícia, a reintegração teve início por volta das 5h30 e não deixou feridos. Os alunos bloquearam o acesso ao prédio com cadeiras, mas após negociações, deixaram o local. Um ônibus da polícia conduziu os estudantes a uma delegacia não informada pela PM. Pelas redes sociais, os alunos disseram que foram levados para o 47º Distrito Policial, em Capão Redondo.

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito a atividades artísticas vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Capão Redondo é uma das cinco unidades gerenciadas pela Organização Social (OS) Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que administra também as unidades de Brasilândia, Jaçanã, Jardim São Luís, e Vila Nova Cachoeirinha.

De acordo com os estudantes, a Poiesis está sucateando as atividades na fábrica de cultura, reduzindo ateliês, diminuindo o horário de funcionamento de bibliotecas, e demitindo funcionários.

Na última nota divulgada pela Poiesis, a administradora das fábricas disse que não havia sucateamento das atividades das unidades, mas uma “readequação”.

“Há uma readequação de orçamento por conta da crise econômica que passa o país, com reflexos na cultura", alegou.