Unegro completa 28 anos com desafio de lutar contra os retrocessos

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completa nesta quinta-feira (14) vinte e oito anos de existência. A entidade, que tem como principio a luta pela igualdade racial e o combate ao racismo, luta também contra o processo do golpe que afastou a presidenta Dilma do poder e retira conquistas sociais históricas.

Unegro completa 28 anos com desafio de lutar contra os retrocessos

Há 28 anos, no marco dos questionamentos dos 100 anos da chamada Abolição Incompleta, um grupo de jovens negros e negras fundava em Salvador a União de Negros pela Igualdade, a Unegro, com a missão de combater o racismo em todas as formas de manifestação, mas também de enfrentar as desigualdades de gênero e de classe.

A Unegro tornou-se, ao longo do tempo, uma grande referência de combatividade e capacidade de construção de unidade no movimento negro brasileiro.

Recém eleita presidenta da entidade, a baiana Angela Guimarães afirma que a Unegro completa 28 anos em uma conjuntura política de muitos desafios à população negra e aos movimentos sociais diante do golpe institucional em curso no país.

"Fiel à sua missão de lutar contra o racismo em todas as suas formas de manifestação e também contra as desigualdades de gênero e de classe, a Unegro tem se empenhado em participar da resistência ao golpe e à retirada de direitos do povo na Frente Brasil Popular e na Convergência Negra. Assim, nossa expectativa imediata é ampliar a participação da população negra na derrota do processo de impeachment em curso resistindo a qualquer tentativa de retirada de direitos e defender uma plataforma antirracismo nas eleições 2016 em alinhamento às deliberações do nosso 5º congresso nacional realizado em junho último no Maranhão", avalia a presidenta da Unegro.