Escritoras que lutaram e deixaram um legado em seu tempo

Foram mulheres que viveram em circunstâncias difíceis, mas jamais se renderam e conseguiram, através de sua escrita, superar as limitações e deixar um legado importante.

Escritoras - Divulgação

Veja a lista completa:

Virginia Woolf

O nome da escritora britânica (1882-1941) aparece junto ao de James Joyce ou Franz Kafka, conhecidos como renovadores do romance moderno. A condição da mulher, a identidade feminina, entre outros, foram temas de reflexão em suas obras.

Gabriela Mistral

A poetisa e educadora chilena (1889-1957) ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1945. Em seus versos expressou o amor pelas crianças, pelos mais necessitados e revelou sua intimidade. Ser mulher em uma época dominada por homens não a impediu de exercer a carreira diplomática.

Sylvia Plath

A poetisa estadunidense (1932-1963) é considerada uma das vozes feministas mais conhecidas do século 20. No livro de poemas "Ariel”, Plath tentou vencer a depressão crônica que a levou ao suicídio em 1963. “A redoma de vidro” se converteu em uma referência do feminismo.

J.K. Rowling

Escritora britânica (nascida em 1965) conhecida por sua serie de livros sobre Harry Potter, um dos grandes fenômenos literários das últimas décadas. Antes de ser reconhecida, teve problemas econômicos, estava desempregada e vivia em uma pensão simples e sem calefação, com sua filha.