Movimentos sociais saem às ruas contra o extermínio da saúde pública

Para dizer não à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que pretende cortar 12 bilhões na já escassa área da saúde pública, movimentos, lideranças políticas e a sociedade civil organizada saem às ruas nesta quarta-feira (6) contra o desmonte das políticas sociais, denunciando a proposta que, caso seja aprovada, irá reduzir o atendimento à população e alterará o modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Movimentos sociais saem às ruas contra o extermínio da saúde pública

A proposta foi discutida no senado em Audiência Pública nesta quarta-feira (5) na Comissão de Direitos Humanos e voltará a ser debatida nesta quarta-feira (6), na Comissão de Assuntos Econômicos, quando receberá o ministro da Sáude do governo Temer, Ricardo Barros (PP-PR).

Manifestações 

Durante a manhã, entidades ligadas à saúde promoveram uma marcha em Brasília (DF) contra os cortes na área. 

Em Fortaleza (CE) também ocorreu um ato, durante a manhã, em defesa do SUS. Os movimentos pedem a permanência do SUS, Samu, Farmácia Popular.

Truculência no Senado
 

Durante a discussão do tema no Senado nesta terça-feira (5), o grupo “Saúde Pela Democracia”, que não aceita o desmonte do SUS e das políticas públicas da saúde em geral, protestou contra o ministro com os cartazes e jogral. Contestando o argumento de que o SUS não cabe no orçamento e se mostrando a favor do programa Mais Médicos e de todos os profissionais da saúde (farmacêuticos, benzedeiras), foram recebidos com extrema truculência pela polícia do senado, causando ferimentos em um deles. 

Assista ao vídeo abaixo: 

O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse, durante a audiência, que participou da construção do SUS em Minas Gerais. "Estamos aqui reunidos para defendê-lo. Temos que ter a consciência que outras políticas sociais estão sendo atacadas, programas de segurança alimentar, apoio ao cooperativismo, a agroecologia, todos estão na mira da onda neoliberal de eliminar as políticas públicas", alertou. 

Durante sessão na Câmara dos Deputados desta terça-feira (6), a deputada federal Angela Albino (PCdoB-SC) fez uso da palavra para denunciar o desmonte do SUS. "Vivemos uma ruptura com a constituição de 1988. Este projeto se fosse apresentado em 2014, seria rejeitado pela população. Por isso chamamos de golpe. Não vale o que diz o Jornal Nacional, vale o que dizem as urnas." declarou a deputada. 

Mobilizar a sociedade

Diante de tantas ameaças, o presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Cornelis Johanes Van Stralen, conclamou a sociedade e os movimentos sociais a se mobilizarem para fazerem valer a garantia a um direito que é constitucional. Van Stralen chamou a atenção para o que definiu como "estrangulamento da área de saúde" e destacou que, em 2015, o SUS foi responsável por gastos orçamentários da ordem de R$ 106 bilhões. Tais gastos resultaram em R$ 4 bilhões de atendimentos em consultórios e 11 milhões de internações para pessoas que não possuem condições de acesso ao sistema privado de Saúde.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, reclamou da PEC que limita os gastos públicos. Segundo Dom Leonardo, a matéria representa um retrocesso para o país.

A PEC 241 deve começar a tramitar na próxima semana.