Duque de Caxias é a terceira maior cidade exportadora do Brasil

Estudo do Ministério do Desenvolvimento revela que Caxias acumulou no ano passado exportações de U$ 3,92 bilhões, passando a ocupar a terceira posição entre os maiores exportadores brasileiros, superando cidades c

Em conseqüência disso, o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é um dos três do Rio de Janeiro selecionados para participar do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), no dia 25, em Niterói. O evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Levantamento da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro revela que Caxias foi a cidade fluminense com o volume de exportação no primeiro trimestre de 2006, equivalente a 70,8% do total do estado. Em seguida, vêm os municípios do Rio de Janeiro, com 10,9%, Volta Redonda (9,6%) e Porto Real(4,1%).

O município de Caxias ocupa a primeira posição em termos de saldo da balança comercial, com U$ 3,55 bilhões. Para 2006, a meta é aumentar as exportações, de modo a se aproximar do segundo colocado no ranking em receita gerada pela exportação, que é a cidade de São José dos Campos. Os setores químico e petroquímico puxam as exportações do município.