2 de Julho: PCdoB abre-alas para a disputa nas eleições municipais

Com toda a militância e os movimentos sociais, que clamaram pela sua candidatura, a deputada Alice Portugal, pré-candidata à prefeitura de Salvador, participou do desfile do 2 de Julho, neste sábado. Lideranças e outros parlamentares também marcaram presença na festa, que marca a luta do povo baiano pela libertação do Brasil da Corte Portuguesa há quase dois séculos.

PCdoB Dois de Julho. Salvador - Foto: Fernando Udo

Segundo a presidente municipal do PCdoB, Olívia Santana, o Partido Comunista é a cara do Dois de Julho por conta do caráter de luta popular que mudou a história do país. Além de um marco histórico, a festividade é considerada também uma vitrine para a campanha eleitoral que em breve se inicia. “Nós estamos esse ano trazendo a candidatura que trata dos movimentos sociais, o seguimento popular dessa cidade, e eu não tenho dúvida de que Alice representará muito bem o partido e as aspirações do nosso povo. Então, estamos aqui no "Fora, Temer" e na defesa de Alice por uma Salvador mais justa e mais humana”, afirmou a presidente.

A pré-candidata reforçou a necessidade da defesa da democracia e de uma cidade melhor. “Estamos caminhando nesse 2 de julho de 2016 pelos caminhos que fizeram nossos ancestrais na luta pela liberdade do Brasil do julgo português. E hoje, mais uma vez, diante deste golpe, temos que caminhar por democracia, temos que caminhar por uma Salvador mais justa. Temos que lutar para garantir que Salvador seja de todos”, disse.

Alice defendeu ainda a sua candidatura e falou da expectativa de angariar novos e importantes aliados. “Estamos com essa candidatura. Já fomos, com muita honra, apoiados pelo PSD, pelo senador Otto Alencar, pelo deputado Antônio Brito, pelo vereador Edvaldo Brito, aguardando que os nossos aliados estratégicos, PT e PSB, venham conosco. Assim faremos uma frente viável para enfrentar o atual prefeito de Salvador”.

A vereadora Aladilce Souza considera a pré-candidatura da deputada brilhante, pois está conseguindo aglomerar forças, não só da militância, mas de outras forças democráticas dessa cidade. Para ela, este ano o desfile foi diferenciado, pois além de homenagear os heróis da independência, o povo está lutando contra o golpe nesse país e por uma Salvador livre dos golpistas também. “Como Alice, digo que com tiranos não combinam brasileiros corações”.

Everaldo Augusto destacou a importância da data, a participação do PCdoB e a perspectiva com a eleição que se aproxima. “O dois de julho ocupa um lugar importante na história do Brasil porque foi o único acontecimento pela independência que contou com a participação popular. Estamos aqui, portanto, para reafirmar o compromisso do PCdoB com a luta por liberdade e dias melhores para o nosso povo, por uma cidade melhor e reafirmar a nossa identidade enquanto povo e enquanto lutadores por um Brasil mais igual”.