PF deflagra nova operação da Lava Jato e prende aliado de Cunha

A Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Lava Jato, denominada “Sépsis”, nesta sexta-feira (1º), para investigar a suspeita do envolvimento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em esquema de pagamentos de propina junto ao Fundo de Investimentos do FGTS.

Lúcio-Funaro-2-fabio_cleto_lucio_funaro_eduardo_cunha - Reprodução GGN

A sede da empresa JBS, dona da Friboi, e a casa do dono do grupo, Joesley Batista, em São Paulo, foram alvos de busca e apreensão. Também foi preso preventivamente o corretor Lúcio Bolonha Funaro, aliado e amigo de Cunha e apontado como um dos interlocutores do esquema. Ele é suspeito de achacar grandes empresas, com a parceria do peemedebista.

As medidas da PF foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato, e partiram da delação premiada do ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, aliado de Cunha, que disse ter atuado para a liberação dos recursos do FGTS em troca de propina paga pela JBS, por meio de Funaro.

Em abril deste ano, Cleto relatou que havia um esquema de pagamentos de propina para os recursos do FI-FGTS e que o dinheiro de propina era dividido entre ele, Cunha e Funaro. Os investigadores indicaram que a empresa Eldorado Brasil Celulose, ligada ao grupo do frigorífico, fez uma emissão de títulos de dívida de R$ 940 milhões, em dezembro de 2012, e o fundo de investimentos havia aportado recursos nessas debêntures.

Também nesta sexta foi alvo da operação o lobista Milton Lyra, que teve busca e apreensão em sua casa e em seu escritório em Brasília. Milton é apontado por diversos delatores como o operador do esquema de corrupção envolvendo o PMDB. No caso referente ao Postalis, o fundo de pensão dos servidores dos Correios, o lobista é indicado como o operador de Renan Calheiros (PMDB-AL).

No total, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, sendo 12 em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, três em Pernambuco e dois no Distrito Federal.