Deputados celebram Dia Mundial de Jerusalém nesta sexta 

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (1º/7), reunião que celebrará o Dia Mundial de Al-Quds (Jerusalém, em língua árabe). A solenidade foi sugerida à CLP pelo Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), e acontecerá às 15 horas, no Plenário 3, anexo 2, da Câmara. 

Deputados celebram Dia Mundial de Jerusalém nesta sexta - www.allevents.in

“Esse dia, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês sagrado do Ramadan, é um símbolo da luta pela libertação da Palestina, como uma causa internacional, e demonstra que a opressão aos palestinos representa a opressão a todos os povos”, explica o presidente da Comissão, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

A presidenta da Cebrapaz, Socorro Gomes, como ocorre anualmente, destaca a luta dos movimentos sociais para que Israel “devolva aos palestinos os territórios ocupados e a sua capital, Jerusalém, e liberte os prisioneiros palestinos”.

A líder pacifista reafirma a plena solidariedade com os povos que resistem e lutam contra as políticas intervencionistas dos Estados Unidos e do regime sionista israelense, que desencadeiam guerras e corrompem o significado das palavras como liberdade e direitos humanos. E conclui que “a unidade dos povos vai derrotar o sionismo e o imperialismo”.

Situada na Região da Palestina, Jerusalém é uma cidade milenar, originada quatro séculos antes de Cristo. Sua importância religiosa e espiritual faz dela sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, pois também abriga os mais importantes templos das três religiões. No Dia Internacional de Jerusalém ocorrem manifestações pacíficas em vários países do mundo.