Em premiação, ator norte-americano fala de racismo e violência policial

Ao receber o prêmio da Black Entertainment Television (BET) Awards, no últimos domingo (26), o ator Jesse Williams, da série Grey's Anatomy fez um discurso emocionante sobre o racismo e a violência policial. "Não quero mais ouvir dizerem que já conquistamos avanços demais, enquanto um funcionário passa atirando em uma criança de 12 anos em plena luz do dia (…). Dedico esse prêmio a todas as organizações do país, os ativistas, os advogados dos direitos humanos.", disse ele, levantando o público.

Jesse Williams
O ator recebeu o prêmio na cerimônia de premiação dos grandes nomes afroamericanos na indústria do entretenimento, por seu papel como Doutor Jackson Avery, no seriado Grey's Anatomy.

Na sua fala, o ator ressaltou ainda o conformismo da sociedade com os assassinatos de cidadãos negros desarmados e sugeriu uma reestruturação na segurança pública. "Agora que temos acesso à dados e sabemos que a polícia consegue abordar, desarmar e não matar pessoas brancas diariamente, o que vai acontecer é que vamos ter direitos iguais e justiça no nosso país ou vamos reestruturar as funções da polícia, e as nossas."

O ator deixou ainda uma mensagem de luta: "Quanto mais aprendemos sobre quem realmente somos e como chegamos até aqui, mais temos que nos mobilizar."

Ao colocar esse caso, Jesse Williams remete à realidade brasileira, onde milhares de crianças e adolescentes são brutalmente assassinadas nos últimos anos pela truculência policial rotineira. Além do debate sobre o racismo, as políticas de segurança pública devem ser repensadas para a proteção não só de uma camada social, mas para todos os cidadãos.

Assista abaixo trechos do seu discurso:

Na premiação, o ator norte-americano encerrou sua fala dizendo: "Só porque somos mágicos não significa que não somos reais", disse, sendo aplaudido de pé pelo público emocionado.