UJS realiza encontros preparatórios ao 16º Congresso Estadual

Sob o lema Canto a Esperança de um Mundo Novo, a União da Juventude Socialista (UJS) de Pernambuco se mobiliza para realizar nos dias 08 a 10 de julho seu 16º Congresso Estadual. Para isso, jovens socialistas de várias cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado estão promovendo seus congressos municipais preparatórios ao grande encontro estadual.  

UJS realiza encontros preparatórios ao 16º Congresso Estadual - Divulgação

O processo de preparação começou este mês e prosseguirá nos primeiros dias de julho. Na próxima sexta-feira (1º), será a vez da juventude de Olinda realizar seu 10º Congresso, das 9h às 20h, no Clube Atlântico. Na mesma data, a UJS do Paulista, município da RMR, promove seu 13º encontro, das 8h às 20h, no Clube Municipal.

No Recife, a juventude socialista se reúne no dia 3 de julho (domingo) no seu 16º encontro, que acontecerá na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife, entre 8h e 18h. "Será mais um momento político da UJS em sua trajetória, unindo milhares de jovens para reafirmar o nosso compromisso com a democracia. O 16º Congresso da UJS se encaixa em um momento conturbado do país em que nós, jovens, precisamos dar uma resposta acertada na política e conquistar mentes e corações para junto com a gente cantar a esperança de um mundo novo", destacam os organizadores.

Durante o evento será lançada a pré-candidatura à vereadora de Melka Pinto, vice-presidenta da UJS Recife, ex-presidente da UEP Cândido Pinto e expressiva atuação no movimento estudantil de Pernambuco. "Já faz um tempo que estamos nas ruas para falar do nosso projeto, nossas ideias e nossos sonhos. Mas, agora, vamos fazer o lançamento oficial desse desafio que assumo junto aos amigos e amigas da UJS. Te convido a construir esse desafio com a gente! Venha para o lançamento da nossa pré-candidatura. Essa é a luta que acumula sonhos de várias gerações e carrega dentro do peito o coração de estudante", afirma Melka.

Eleições e debates

As seções da UJS-PE de Petrolina, no Sertão, e de São Lourenço da Mata, na RMR, realizaram seus congressos no dias 18 de junho passado. Em Petrolina (foto), a juventude organizada debateu temas como a redução da maioridade penal, igualdade de gênero, racial e sexual, Cultura e a Democracia, elegeu a nova gestão e definiu a jornada de luta para reconstruir o movimento estudantil na cidade.

Nos dias 28 a 31 de julho próximos acontecerá o 18º Congresso Nacional da entidade, em São Paulo.

Audicéa Rodrigues
Do Recife