Protesto contra ministro de Temer na sede do Mercosul em Montevidéu

Manifestantes protestaram nesta sexta-feira (24) contra o ministro interino da Cultura do Brasil, Marcelo Calero, na sede do Mercosul, em Montevidéu (Uruguai), onde ele participou de uma reunião com altos representantes do bloco.

Ato contra o golpe em Montevideu Mercosul - Agência EFE

O grupo empunhou cartazes com os dizeres "Fora Golpista" e "Pela democracia no Brasil". Eles quiseram saber o teor do encontro de Calero na sede do Mercosul, que contou também com a presença do ministro da Cultura da Venezuela, Freddy Ñáñez.

"Dizem que os artistas no Brasil são vagabundos. Qual é o motivo dele estar aqui em uma reunião de desenvolvimento cultural na América do Sul? Para eles (o governo brasileiro) não faz sentido… Então, por que ele veio? Comer? Fazer turismo?", questionaram os manifestantes.

Calero deixou a sala durante a manifestação. Os assessores do ministro disseram à Agência Efe que a saída não tinha relação com o protesto, mas sim com o voo de volta ao Brasil, marcado para as 15 horas (horário local e de Brasília).

Após assumir interinamente a Presidência do Brasil, em maio, Michel Temer (PMDB) fundiu os Ministérios da Cultura e da Educação. A medida foi amplamente criticada por profissionais e especialistas da área, o que levou Temer a recuar. O presidente interino chegou a buscar uma mulher para comandar a pasta, mas obteve respostas negativas de nomes como o da jornalista Marília Gabriela e da cantora Daniela Mercury.

Calero foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, cujo prefeito, Eduardo Paes, é do mesmo partido de Temer. Calero já ocupava o cargo quando a Cultura voltou a ter o status de ministério.