PCdoB terá candidato à prefeitura em Belém do Pará: Lélio Costa

O nome do deputado estadual Lélio Costa foi lançado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) como pré-candidato à prefeitura da capital do Pará, Belém. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (23), no Sindicato dos Bancários, e contou com a presença do vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, além de lideranças locais.

PCdoB Belém

Participaram do ato político, o pré-candidato do Psol à prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues, pelos deputados estaduais Raimundo Santos (PEN) e Carlos Bordalo (PT). O deputado federal Beto Faro (PT-PA), também compareceu ao evento. 

Com o slogan "Amar é Mudar Belém", Lélio Costa afirma que a educação será prioridade em uma possível gestão, com investimento em políticas públicas que diminuam a violência em Belém. Na campanha, Lélio diz que acredita no nível de consciência da população para vencer a disputa nas urnas.

O pré-candidato explicou que ainda não fechou a chapa e procura ainda o vice. Ele contou ainda que o projeto nacional de seu partido tem como meta disputar cargos majoritários no maior número possível de capitais brasileiras.

Há vários anos como militante do Partido Comunista do Brasil e na vice-presidência da sigla, Lélio atualmente ocupa o cargo de deputado estadual. Com formação em Engenharia Agrônomo, Lélio é servidor de carreira do ministério do Planejamento. Na campanha de 2014, recebeu mais de 16 mil votos para deputado. A chapa própria do PCdoB, obteve 95 mil votos. 

A última vez que o PCdoB havia anunciado uma candidatura para prefeito da capital paraense foi no ano de 1992, com Socorro Gomes.

Capital de história e cultura

Em frente à imponente Baía do Guajará, com seus 400 anos de fundação, Belém do Pará exerce significativa influência no estado, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. É porta de entrada para a Amazônia e viveu períodos áureos da borracha. Com quase 1,5 milhão e meio de habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte.

Administração atual

A prefeitura de Belém do Pará é comandada hoje pelo advogado Zenaldo Coutinho (PSDB) que recebe várias críticas à sua administração na cidade. Além de atrasos em obras, como o VRT, atualmente ele enfrenta manifestações de funcionários públicos da prefeitura que reivindicam o aumento salarial, reajuste no valor do vale alimentação, reestruturação e melhorias no atendimento do Instituto de Previdência do município, além de melhores condições de trabalho.

De acordo com os funcionários, que interditaram nesta quinta (23), a principal avenida da cidade, há cinco meses tentam negociar com com a Prefeitura, mas, sem êxito.