Estudantes transformam formatura em ato político pelo Fora Temer 

Contrários ao golpe de Estado imposto pelo processo ilegal de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, estudantes da Universidade do Semiarido (Ufersa), localizada em Mossoró (RN), transformaram a solenidade de formatura em um ato político pelo Fora Temer. A oradora da turma, Maria Clara Dias, fez um emocionante discurso reconhecendo as conquistas sociais obtidas no último período, destacando a importância da inclusão através do acesso ao Ensino Superior.

Estudantes transformam formatura em ato político pelo fora Temer

“O nosso grande revolucionário Che Guevara estava certo ao dizer que um dia a universidade iria se pintar de povo, operários e camponeses. Hoje nossos pais e mães, trabalhadores e camponeses que estão aqui, ouvindo seus filhos falarem, podem dizer que cumpriram esse papel e deixaram a maior herança: O aprendizado”, disse Maria Clara.

“Não iremos aceitar, em hipótese alguma, algum retrocesso desse governo golpista, só estamos aqui hoje graças a uma grande expansão universitária”, disse Maria Clara, que imediatamente recebeu o apoio dos colegas que gritavam. “Fora Temer!”

Expansão universitária

A fala da Ana Paula reflete a respeito das políticas de expansão universitária promovidas pelo ex-presidente Lula. O Reuni, programa de restruturação das universidades federais inciado em 2007, promoveu a construção de novos anexos universitários em municípios no interior do país, aumento do número de matriculas noturnas e a contratação de professores e técnicos administrativos, inciando um processo de democratização do acesso ao ensino superior, em uma universidade branca e historicamente ligada a elite brasileira.

O vídeo, gravado de um celular, está com baixa qualidade e tem um corte brusco no fim. Confira: