Minhocão de São Paulo deverá se chamar Presidente João Goulart

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (22), o projeto que retira a atual denominação da via expressa elevada mais famosa da cidade de São Paulo, o "Minhocão", que tem o nome de batismo Elevado Costa e Silva. Segundo o projeto aprovado, o viaduto deverá receber o nome do presidente João Goulart. Após a aprovação em última instância, o projeto segue para sanção do prefeito Fernando Haddad.
Por Eliz Brandão

Minhocão - Foto: Eliz Brandão/Portal Vermelho

O Projeto de Lei de 2014 que propõe a revogação do Decreto 8.574 de 19 de dezembro de 1969, foi aprovado em primeira votação no dia 8 de junho deste ano. Na ocasião, o vereador  Eliseu Gabriel (PSB), autor do projeto, explicou que a ação é decorrente das determinações da Comissão da Verdade na Câmara que debateu a retirada de "nomes [em logradouros] de torturadores e pessoas que causaram crimes à comunidade".

Artur da Costa e Silva foi presidente do Brasil, de 1967 a 1969. O governo dele se caracterizou pelo maior endurecimento da ditadura. Foi sob o seu governo que eliminou-se o que restava de democracia e liberdades públicas e individuais. Nas suas mãos, a ditadura se intensificou e a repressão policial-militar elevou-se contra todos os opositores políticos.

Segundo o autor do projeto que pede a retirada da "homenagem" ao presidente do regime militar do elevado, Costa e Silva "causou violência sem precedentes na história do país" ao aprovar no final de 1968 o Ato Institucional número 5 (AI-5), decreto que dava fim a todos os direitos civis", disse.

História do minhocão

A cidade mais populosa do Brasil, fundada em 1554, precisava de desafogar o trânsito na região central da cidade e essa foi a saída encontrada pelos arquitetos do então prefeito José Vicente Faria Lima, em 1968. Construir um elevado. Mas desde antes de as obras começarem, o nome da obra já tinha sido dada, por Paulo Maluf, que homenageou o general-presidente que o indicou como prefeito da cidade após o golpe de Estado no Brasil. Já no início dos anos de 1970 as obras começaram.

Obras do minhocão tiveram início em 1970. Imagem: Acervo/Estadão

O elevado é muito criticado por ter "destruído" a paisagem urbana da região central, muitos o consideram uma engenharia bruta e não uma obra arquitetônica. Entretanto, com mais de 45 anos ocupando um bom espaço da cidade, há quem se acostumou com a paisagem.

O minhocão tem 3,4 quilômetros de extensão, percorre quatro bairros e avenidas da capital: Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda.

Já na administração do prefeito Fernando Haddad, os sábados e domingos, o minhocão é fechado para veículos e serve como espaço de lazer para a população.


Do Portal Vermelho