Cunha ataca Globo em transmissão ao vivo da própria emissora 

Na sanha de ouvir alguma “bomba” do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), talvez sobre o ex-presidente Lula ou sobre a presidenta eleita Dilma Rousseff, parte da grande mídia deu uma pausa em sua programação na tarde desta terça-feira (21) para fazer a transmissão, ao vivo, da coletiva marcada por Cunha, para expor sua defesa. A coletiva ocorreu no Hotel Nacional, em Brasília.

Eduardo Cunha durante coletiva em hotel de Brasília - Montagem/Foto de Fernando Bizerra/EFE

Na ocasião, nenhum repórter questionou o fato do presidente afastado da Câmara, alvo de várias investigações, utilizar o espaço da TV Câmara, por quase uma hora e meia, com exclusividade, para “esclarecer” os inúmeros casos que vem sendo julgado.

Ao contrário disso, a Globonews e outras emissoras cortaram sua programação principal e entraram ao vivo com a transmissão da coletiva do deputado, que logo de início fez uma crítica à Rede Globo e mais precisamente ao apresentador do Jornal Nacional, Willian Bonner. Segundo Cunha, a emissora aproveita o poder que tem sobre o telespectador e reprime os espaços para “seus esclarecimentos”. Imediatamente, a Globonews cortou a transmissão da coletiva.

O canal decidiu tirar o conteúdo do ar sem maiores explicações, a apresentadora apenas disse que a repercussão da coletiva seria dada posteriormente e colocaram uma notícia “antiga” que já tinham dado no bloco anterior.

Acostumado com o paparico da grande mídia, Cunha ressaltou que a coletiva solicitada por ele tinha o intuito de reaproximar dos veículos de comunicação, que já não dão mais espaço para ele. “Tenho restringido [a comunicação] a notas ou manifestações no Twitter. Isto tem prejudicado muito minha versão dos fatos como também a comunicação. Resolvi voltar com regularidade a prestar satisfações, eu mesmo me expor ao debate, às entrevistas porque isto está me prejudicando”, destacou Cunha.

O deputado afastado abordou ainda na coletiva os detalhes sobre o tratamento da Rede Globo e outras emissoras em relação às denúncias que políticos recebem, como dispor de pouco tempo ou de nenhum espaço para esclarecimentos, solicitar retorno minutos antes da notícia entrar ao ar, colocar políticos opositores para abordar o assunto, entre outros tratamentos conhecidos por muitos.

Demissão

Após a transmissão da TV Câmara, o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), exonerou o diretor-executivo de Comunicação Social da Casa, Claudio Lessa. A TV Câmara fez a transmissão ao vivo, em seu canal no Youtube e no canal alternativo da TV digital, as cerca de duas horas do pronunciamento e entrevista.

Segundo publicação do Valor Econômico, “houve a avaliação de que a TV Câmara errou e descumpriu uma decisão judicial ao decidir transmitir a fala de Cunha, já que ele está afastado do cargo e do mandato por decisão cautelar unânime do Supremo Tribunal Federal”.

O jornal lembrou ainda que o diretor da TV Câmara, aliado de Cunha, foi o que escreveu em seu blog pessoal uma enquete sobre o que deveria ser feito para o Brasil sair da crise. Entre as opções, havia a sugestão de que Dilma Rousseff cometesse suicídio.