Médicos cubanos são homenageados no Ceará

Na última sexta- feira (17), médicos cubanos que participam do programa ‘Mais Médicos’, foram homenageados em uma sessão solene realizada na câmara municipal de Tamboril, Ceará.

Cubanos chegam para integrar programa Mais Médicos em São Paulo - Théa Rodrigues

A atividade, que contou com a presença de médicos cubanos, representantes das comunidades acompanhadas pelo programa, movimentos populares, equipes do Saúde da Família, representantes das secretaria e vereadores desse município foi resultado de um requerimento do vereador Geovane do (PT) que solicitou ao parlamento municipal uma sessão onde pudesse reconhecer e homenagear o programa ‘Mais Médicos’ e os médicos cubanos que trabalham em Tamboril.

Em seu discurso, o vereador Geovane, requerente da homenagem afirmou se sentir feliz por ter a oportunidade de homenagear os médicos cubanos.

“Saibam que vocês cubanos nos ensinaram muito, não apenas em relação à medicina, mas em relação à humanização das pessoas. Tudo que fizermos será pouco para agradecer vocês e o governo cubano”, afirmou.

O vereador falou também sobre a intenção do governo interino comandado por Michel Temer de extinguir o programa.

“Sabemos que o governo ilegítimo e golpista do PMDB quer acabar com esse programa que beneficia mais de quatro mil municípios do Brasil, mas nós iremos lutar até as ultimas consequências para mantermos o ‘Mais Médicos’ e garantir a permanência dos médicos cubanos em nosso município”, finalizou.

O MST realizou uma mística em homenagem aos médicos cubanos. Cidivan Veras da direção estadual do MST-CE, agradeceu em nome do Movimento e de todos aqueles que se beneficiam com o tratamento oferecido pelo programa.

“Obrigado revolução Cubana, o povo de Tamboril agradece a cada um de vocês pela contribuição e trabalho voluntário. Sabemos que Cuba é um exemplo para o mundo. Obrigado Fidel Castro, Che Guevara. Obrigada aos revolucionários e revolucionárias que lutaram para que o povo cubano pudesse se formar em medicina e colocar seu trabalho à disposição da humanidade”, afirmou.

A médica cubana, Josefina Barbara Baez Paumier relatou um pouco de sua experiência. “Ao chegarmos aqui tivemos dificuldades com o português, mas, aos poucos, fomos sendo conquistados pelo povo de Tamboril. Aprendemos muito com a simplicidade do desse lugar, com sua cultura, culinária, com sua realidade. Nosso sentimento hoje é de gratidão. Gratidão por tudo que vocês têm feito por todos nós cubanos, pelo carinho e respeito”.

E finalizou: “Estamos à disposição do povo de Tamboril, do povo do Brasil, não queremos ir embora essa é uma tarefa de nossa revolução”.