Deputada prestigia lançamento do livro sobre 2 de Julho 

Autora da lei que elevou o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou nesta segunda-feira (20), ao lado do governador Rui Costa, do lançamento do livro 2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil, de Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior e Ubaldo Marques Porto Filho. 

Deputada prestigia lançamento do livro sobre 2 de Julho - Governo da Bahia

“Como autora desta lei que elevou o 2 de Julho à condição de data nacional, sinto-me honrada em acompanhar mais um registro da nossa história”, disse Alice, que no ano passado realizou a Exposição “Dois de Julho – A Independência do Brasil na Bahia”, na Câmara dos Deputados.

A publicação conta a história da batalha ocorrida na Bahia no dia 2 de julho de 1823, que marcou a libertação definitiva do Brasil da Coroa portuguesa. A obra, lançada na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), será distribuído na capital e no interior baiano. O governador Rui Costa informou que o livro vai passar a fazer parte do acervo nas bibliotecas das escolas da rede estadual.

“Um povo que não conhece sua história, não é capaz de construir bem seu presente e futuro. Por isso, é importante garantir que os nossos jovens saibam como aconteceu a Independência da Bahia em detalhes. O livro, por meio da Empresa Gráfica da Bahia, vai passar a fazer parte do acervo nas bibliotecas das escolas da rede estadual. Além do compromisso de promover melhorias de infraestrutura, o governo do estado está empenhado em melhorar as condições de aprendizagem nas instituições de ensino”, disse.