Jandira Feghali é pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro

Num evento que reunião lideranças e militantes do PCdoB e do PT, dentre eles o ex-presidente Lula, além de artistas, parlamentares, militantes do movimento social, profissionais liberais e intelectuais, a deputada Jandira Feghali foi lançada como pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro. Para Jandira, a caminhada que teve início nessa segunda-feira (20) é em busca de consciências que superem a intolerância, a ganância e defendam a liberdade de expressão.

Jandira Lula Beh - Foto: Assessoria Jandira Feghali

O lançamento ocorreu na Fundição Progresso e teve início com discursos de diversas lideranças do movimento social, de lideranças partidárias e parlamentares. Artistas como Beth Carvalho, Bemvindo Sequeira e Tico Santa Cruz reafirmaram apoio à deputada do PCdoB na disputa pela Prefeitura da capital.

O ex-presidente Lula falou antes de Jandira e disse que em 2006 esteve no Rio de Janeiro e fez um compromisso de que o estado ia fazer uma parceria com governo federal como jamais havia acontecido. Para o ex-presidente, “era preciso tirar o Rio das páginas policiais, mostrar sua beleza. Era preciso devolver ao Rio o direito de andar de cabeça erguida. Duvido que nos últimos 50 anos tenha acontecido um governo que transferiu tanto dinheiro do governo federal para o Rio como nós transferimos. E não fizemos isso por compromisso partidário, mas porque entendíamos que era um direito”. Lula lançou um recado ao prefeito e ao governador: “Durante a Olimpíada não escondam nenhum pobre. Mostrem a cara do povo como ela é”.

Lula afirmou ainda que a campanha eleitoral deste representará uma “nova experiência política”, por conta da proibição de financiamento empresarial e disse que iria pessoalmente fazer campanha para Jandira.

Ao falar, depois de tocar bateria em companhia dos músicos presentes, Jandira agradeceu a presença de Lula e destacou sua importância na eleição. “Quem tem Lula numa campanha, ganha uma eleição no Rio de Janeiro”, afirmou a deputada. Agradeceu também a presença dos artistas, particularmente a Beth Carvalho, e das diversas lideranças presentes. Citou a bancada de seu partido ali liderada pela presidenta nacional, deputada Luciana Santos, dos parlamentares do PT e de dirigentes dos dois partidos.

Jandira tocou bateria antes de discursar

Jandira Feghali afirmou que sua pré-candidatura “não tem medo de defender o legado de Lula e Dilma” e que ali estava uma esquerda consequente. “Somos uma esquerda que discursa, mas é a esquerda que faz, que muda a vida das pessoas, que vai pra luta, que bota a mão na gestão e realiza. Esquerda consequente, que faz acontecer, que muda a vida do Brasil, particularmente daqueles que mais precisam do poder público e das políticas públicas”.

A pré-candidata afirmou que “a eleição vai cruzar com a disputa contra o golpe e pela democracia, essa que já estamos fazendo nas ruas, dentro de Congresso e em todos os lugares”. Para Jandira, é preciso defender a volta de Dilma ao mandato conquistado com 54 milhões de votos e combater as características do fascismo como a intolerância, a propaganda mentirosa e a violência contra os chamados segmentos minoritários da sociedade.

A deputada do PCdoB afirmou que o Rio de Janeiro necessita de uma gestão democrática e que direcione investimentos para a cidade inteira. Para Jandira, é preciso pensar na cidade a partir da ótica de uma mulher para que todas as políticas públicas tenham um recorte de gênero.

“Precisamos de uma cidade de generosidade, mas precisamos de fato ser generosos. Precisamos de uma cidade solidária, mas precisamos ser solidários. Precisamos de uma cidade coletiva e pra isso precisamos superar nosso individualismo”, defendeu Jandira. A deputada defendeu ainda “uma escola democrática e cidadã, que forme para a integração e a solidariedade”, além da democratização dos meios de comunicação.

Assista a íntegra do evento: