Dilma: Governo provisório é mesquinho com o povo mais pobre

Após visitas a Salvador (BA) e João Pessoa (PB), a presidenta eleita Dilma Roussef finalizou a caravana pelo Nordeste na última sexta-feira (17), no Recife (PE). Quarenta e dois dias após sua última visita a Pernambuco, ela chegou por volta do meio-dia, e cumpriu agendas voltadas para o protagonismo das mulheres e à defesa da democracia.

Dilma e Luciana no Recife - Foto: João Paulo Seixas

Foram dois importantes momentos de reencontro com os pernambucanos: na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Pátio do Carmo, no Centro da capital pernambucana, que contaram com a presença de milhares de pessoas, entre lideranças políticas, movimentos sociais e militantes.

Recebida com festa por professores, estudantes e movimentos sociais dentro e fora do auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, a presidenta afastada ainda lamentou a extinção do ministério da Ciência e Tecnologia e voltou a denunciar o golpe parlamentar em curso, explicando os reais interesses da sua oposição com o seu afastamento: "O golpe foi uma conspiração para barrar a Lava Jato e aplicar um programa de governo derrotado nas urnas", disse ela.

Carinhosamente abraçada por centenas de pessoas que a aguardavam no auditório — que logo lotou e obrigou a maioria dos presentes a acompanharem o seu discurso pelo telão instalado do lado de fora do CCSA — Dilma recebeu flores e foi seguida pela plateia quando citou trecho de um dos hinos do carnaval pernambucano “Madeira de Lei que Cupim não Rói”, música que marca a resistência ao golpe após citação da deputada federal e presidenta nacional do PCdoB Luciana Santos em seu discurso na votação do impeachment na câmara dos deputados, em abril passado.

O outro momento foi no Centro do Recife, no histórico Pátio do Carmo, coração da cidade. Uma multidão já esperava a comitiva da presidenta que chegou no início da noite ao local, e foi recebida por fogos, rodas de ciranda e muito coco.

“Essa nossa ida aos estados é importante por que é esse tipo de discussão sobre a democracia que não interessa somente aos senadores, aos deputados ou a mim. Diz respeito à vida democrática do Brasil inteiro. Quando eu vou aos Estados, convivo com diferentes pessoas que estão com a mesma preocupação: defender o processo democrático no país”, comentou Dilma em palco instalado para a ocasião.

Governo provisório é mesquinho com o povo mais pobre

A presidenta Dilma Rousseff destacou que o governo interino é mesquinho e tem como objetivo reduzir ao máximo os direitos sociais conquistados pelo povo. O governo provisório não pagou o reajuste previsto para o Bolsa Família, que deveria ter acontecido hoje. “Tínhamos deixado os recursos aprovados direitinho, todas as condições para [o reajuste] ser pago”, garantiu.

Dilma destacou que o aumento corresponderia a menos de R$ 1 bilhão, enquanto o reajuste salarial aprovado para “quem lhes interessa” custaria cerca de R$ 56 bilhões aos cofres públicos. De acordo com a presidenta, isso mostra a “verdadeira alma” do governo provisório: desigualdade e mesquinharia para o povo mais pobre do País.

“Estão executado um desmonte das políticas sociais implementadas nos últimos tempos, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o SUS.”

Ela falou ainda que o governo provisório e interino pretende salvar a própria pele, livrando seus integrantes das investigações de corrupção. “Tem gente da mídia que diz que esse governo provisório e interino é um governo de salvação nacional. Não é não. É de salvação da pele deles.”

Presente na comitiva presidencial, Luciana Santos comemorou a recepção que Dilma teve no Recife enfatizando a clara motivação para luta dos pernambucanos e pernambucanas presentes nos encontros. “Esse encontro ‘pra cima’ só aumenta a esperança de que é possível barrar esse golpe que está em curso no Brasil. Foi um dia vitorioso. Pernambuco mais uma vez mostrou sua garra e disposição”, disse Luciana.

“Queiram ou não queiram os juízes …”

Um dos momentos mais bonitos da passagem da presidenta afastada Dilma Roussef ao Recife foi a ressignificação do frevo lírico “Madeira de Lei que Cupim não Rói”, do tradicional bloco carnavalesco recifense Madeiras do Rosarinho.

O hino que outrora marcou a retomada das forças progressistas ao governo pernambucano na eleição de 2006, com a vitória do socialista Eduardo Campos pela Frente Popular, foi cantado de novo pela presidenta no Pátio do Carmo, que logo foi seguida pelas milhares de pessoas que estavam no local. “Essa canção, que esteve na minha fala na hora do voto contra o impedimento na câmara, simboliza a vontade de lutar e a resistência do povo pernambucano. Por que de fato a injustiça dói, mas nós somos madeira de lei que cupim não rói, por isso vai ter luta e nós vamos barrar o golpe”, completou a deputada Luciana Santos.

Assista o vídeo ao discurso de Dilma no Recife divulgado pelo perfil no Facebook da presidenta do PCdoB, deputada Luciana Santos. Abaixo: