Deputado defende desenvolvimento da lavoura do cacau na Bahia 

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) considerou produtiva a audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, na última sexta-feira (17), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Ilhéus, para debater mudanças para o fortalecimento do órgão federal.  O papel da Ceplac na realização de pesquisa, extensão rural e fomento ao desenvolvimento da cultura do cacau na região foi tema em destaque da audiência.

Deputado defende desenvolvimento da lavoura do cacau na Bahia

“A revitalização da Ceplac é mais um passo para a retomada do protagonismo da sua principal lavoura, que gera emprego e renda à nossa região”, afirmou o deputado e pré-candidato a prefeito de Itabuna.

Ao final da audiência, foi formada uma comissão com representantes dos vários setores da cacauicultura do sul da Bahia para, em 45 dias, elaborar um projeto de revitalização da Ceplac, com pontos consensuais que envolvam os produtores de cacau, agricultura familiar e funcionários da Ceplac.

“A partir daí, vamos nos mobilizar, tanto na região quanto na bancada federal da Bahia; senadores e o governador do estado, para que tenhamos efetivamente um tratamento mais adequado à Ceplac e um projeto que revitalize e não deixe esse órgão definhar e perder a sua força”, garantiu Davidson.

Força política

O evento reuniu dezenas de produtores rurais, servidores da Ceplac, entidades sindicais e autoridades da região. O diretor geral da Ceplac, Sérgio Murilo Menezes, agradeceu o esforço de Davidson na luta pela valorização da lavoura cacaueira e da Ceplac, que recentemente passou por uma crise com o decreto que transformava o órgão do Ministério da Agricultura em um departamento.

Menezes destacou que foi graças ao deputado federal e membros da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados que foi revogada a decisão que enfraqueceria a entidade condenando-a à extinção.

Também o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Guilherme Moura, considerou o apoio de Davidson Magalhães bastante importante para uma revitalização concreta da Ceplac.

“A gente precisa de um plano estruturante e a sociedade está pronta para fornecer isso. Mas o que é preciso realmente é força política para tirar esse plano do papel, e quando se tem o peso do estado na ajuda da construção da política pública faz toda a diferença”, comentou.