Senadora denuncia violação de crianças e adolescentes no Amazonas 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) denunciou em discurso no plenário do Senado o crescimento dos casos de violência sexual contra mulheres, crianças e adolescentes, sobretudo em seu estado. Ela cobrou “ações sociais profundas” para combater a violência e criticou as medidas do governo ilegítimo de Michel Temer que quer reduzir gastos com ações governamentais.

Senadora denuncia violação de crianças e adolescentes no Amazonas - Agência Senado

Para a senadora, que á procuradora da Mulher no Senado, tanto o governo quanto a sociedade civil precisam tambémbuscar providências que assegurem a punição dos crimes sexuais que classificou de “casos repugnantes”.

E afirmou que o Congresso Nacional – o Senado principalmente – tem procurado enfrentar esses problemas. “Entretanto, nós sabemos que esse é um problema social que será resolvido com ações sociais profundas”, avalia, destacando que “me preocupa algumas notícias que estamos recebendo vindas desse governo provisório, entre as quais a proposta de emenda constitucional encaminhada hoje ao Congresso Nacional, que determina que os gastos públicos, daqui para a frente, tenham um crescimento somente nos níveis da inflação.”

Segundo a senadora, a medida vai “colocar uma camisa de força no Estado brasileiro, uma camisa de força nos gastos, sobretudo os sociais – na saúde, na educação –, que perderão a possibilidade de ver os recursos aumentados. E o Estado brasileiro perderá a capacidade  de desenvolver mais políticas sociais de inclusão, de combate à violência e ações preventivas. É lamentável que isso esteja acontecendo.”

Casos deprimentes

Segundo dados da Secretaria de Segurança amazonense mencionados por Vanessa, foram registrados 1.283 casos de violação de menores de idade, entre janeiro e maio deste ano, sendo que a maioria das vítimas tinha menos de onze anos.

“Atitudes deprimentes são dirigidas, na sua maioria, a crianças de zero a seis anos, e, em grande parte, praticadas por algum familiar em quem a vítima confia e convive no seu dia-a-dia, o que torna mais difícil o registro da denúncia”, disse, relatando alguns dos muitos casos ocorridos no Amazonas, como o de uma menina de sete anos de idade que foi estuprada pelo vizinho –de 26 anos, sob efeito de drogas –, que depois de estuprar a menina, matou-a e enterrou-a no quintal da sua casa.