Vídeo comprova ataque de fazendeiros aos índios Guarani-Kaiowá

Um vídeo publicado na página Survival International comprova o exato momento em que fazendeiros armados atacam os índios Guarani-Kaiowá, que ocupavam desde domingo (12), o território chamado de Toropaso, dentro da Fazenda Yvu, no Mato Grosso do Sul. 

Fazendeiros atacam indígenas - Foto: Reprodução/Facebook

O ataque culminou na morte do líder indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza Guarani-Kaiowá, de 26 anos, agente de saúde da aldeia de Te’yikue, em Caarapó e feriu gravemente outras seis pessoas, entre elas, uma criança de 12 anos que foi ferida a bala no abdômen na manhã da última terça-feira (14). 

O território ocupado e reivindicados pelos indígenas, foi identificado pela Funai em maio deste ano como terra indígena, mas ainda não teve a demarcação confirmada.

Segundo relatos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e do Instituto Socioambiental (ISA), os fazendeiros se aproximaram com caminhonetes, motocicletas e um trator e atiraram. Fugindo dos tiros, os indígenas correram para dentro da reserva e áreas próximas.

“A gente foi empurrado de volta pra aldeia. Eles continuaram atrás e entraram na reserva, atacando. No meio desse ataque, o filho da nossa liderança caiu morto e as pessoas foram feridas”, disse ao Cimi uma liderança indígena que preferiu não se identificar.

Ministério da Justiça não condenou o ataque

Em nota oficial, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, não fez qualquer indicativo de condenar o ataque violento. Apenas afirmou ter autorizado o envio da tropa da Força Nacional para reforçar a segurança pública no município de Caarapó.

Denúncia internacional

Na publicação do vídeo na página em inglês, Survival International descreve a atrocidade dos ataques. "Horrível – temos um vídeo chocante de fazendeiros atacando o povo guarani e forçando-os a sair da sua terra ancestral. Junte-se a nós em exigindo um fim do genocídio de índios no país".

No site da organização, há imagens dos índios brasileiros e a denúncia da constante violência vivida pelo povo indígena no Brasil. "Para o Guarani, a terra é a origem de toda a vida. Mas invasões violentas de fazendeiros devastam seu território e quase todas as suas terras foram roubadas. "Crianças Guarani passam fome e seus líderes são assassinados".

A página cita ainda os inúmeros suicídios que guarani homens, mulheres e crianças têm cometido. "Guarani tem uma das maiores taxas de suicídio do mundo, e muitos líderes foram mortos por pistoleiros contratados por fazendeiros que se apoderaram grandes extensões de terra da tribo".

O vídeo abaixo mostra o ataque: