Cultura

16 de junho de 2016 - 17h32

MAC Niterói reabre suas portas com exposição gratuita


Foto: Reprodução/Google
MAC Niterói reformado MAC Niterói reformado
A reabertura do MAC marca também o lançamento do programa ‘MAC+20’, com exposições que ressaltam a importância e potência histórica da Coleção MAC Sattamini e, simultaneamente, celebram novas perspectivas curatoriais, através de colaborações nacionais e internacionais.

Esta nova fase do MAC Niterói está sendo construída também pela busca e esforços coletivos por uma nova visão colaborativa. O circuito de atividades integradas é parte desta perspectiva MAC+20, unindo curadoria e educação pelas instituições do bairro da Boa Viagem, incluindo o Solar do Jambeiro, o Museu Janete Costa de Arte Popular e o Museu do Ingá, por exemplo. Neste sentido, estarão sendo integrados os programas curatoriais e pedagógicos das exposições, com práticas artísticas, educativas, ambientais e sociais, como um Laboratório de Futuros da Boa Viagem.

O MAC Niterói, inaugurado em 1996 para abrigar a importante coleção MAC João Sattamini, é um museu especialmente inspirado pela paisagem e arquitetura visionária de Oscar Niemeyer e, como tal, se assume como estrutura viva de processos e metas em contínua transformação. Assim, os estudos curatoriais sobre a coleção são geradores de exposições temporárias sempre renovando leituras e sentidos da história do mundo hoje pelo encontro com a sociedade. A reinauguração do museu celebra ainda a renovação do contrato de comodato, através do qual Sattamini continua com suas obras de arte no museu.

Três mostras reabrem o MAC, formando um único programa curatorial de integração, colaboração e diálogo com a arquitetura do museu. Ephemera: Diálogos Entre-Vistas, da Coleção MAC e João Sattamini, com curadoria de Luiz Guilherme Vergara, diretor do museu; A Arte de Contar Histórias, da curadora norueguesa convidada Selene Wendt; e Da Escuta da Matéria aos Escombros do Ser, do artista sonoro Marcelo Armani.

Serviço

Reabertura do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Dia 16 de junho (quinta-feira), às 18h, com entrada gratuita.
Exposições: “Ephemera: Diálogos Entre-Vistas", “A Arte de Contar Histórias" e “Da Escuta da Matéria aos Escombros do Ser"
Show de Leo Gandelman (sujeito à lotação)
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ.


Fonte: Blog Cultura Niterói

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais