China e Alemanha assinam 19 acordos comerciais

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está na China. Já foram assinados 19 acordos de cooperação bilateral entre Pequim e Berlim, o maior parceiro comercial europeu do país asiático.

Os dois países assinaram acordos que cobrem diversos aspectos comerciais na área das telecomunicações, transporte ferroviário, alta tecnologia, cooperação financeira, cultura e esportes.Merkel se encontrou nesta segunda-feira com o presidente chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Um dos assuntos em discussão foi a crise em torno do programa nuclear iraniano. Até agora, a China – membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e com direito a veto – recusou-se a apoiar qualquer tipo de sanção contra o Irã.
Por outro lado, foi receptiva às iniciativas de diálogo como as feitas pela Rússia e, mais tarde, pela União Européia. O anúncio mais esperado, entretanto, não foi feito: se houve acordo sobre o pleito da China de comprar mais tecnologia alemã de ferrovia de levitação magnética, âmbito no qual já existe cooperação bilateral. O único trem comercial de levitação magnética do mundo (Maglev), que liga o aeroporto de Pudong ao centro de Xangai, é alemão, com tecnologia da Siemens e da Thyssenkrupp.
Com agências