Milhares de pessoas vão às ruas do Brasil exigir: "Fora Temer"

Milhares de manifestantes realizam nesta sexta-feira (10) atos em protesto contra o governo ilegítimo de Michel Temer, que liderou um golpe midiático, jurídico e parlamentar que resultou no afastamento da presidenta eleita pelo povo Dilma Rousseff. Movimentos sociais, sindicas, artistas, mulheres, movimento negro, estudantes e amplos segmentos realizam neste momento, no Brasil e no mundo, contra as medidas impostas pelo governo golpista de Temer contra os direitos sociais e trabalhistas.

10 de junho na paulista - Lina Marinelli

Confira:

21h28 – Porto Velho, Rondônia

Em Porto Velho, capital de Rondônia, mais de três mil pessoas saíram às ruas para defender a democracia e pedir a saída da o presidente interino Michel Temer.

20h29 – Recife, Pernambuco

Milhares de pessoas tomam a avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife. A palavra de ordem é "Fora, Temer". Mulheres lutam contra o golpe machista e a cultura de estupro.



Fotos: Mídia Ninja 

Vice-prefeito de recife Luciano Siqueira

20h08 – Brasília

Em Brasília, os manifestantes marcham rumo ao Congresso, contra os retrocessos do governo Temer. A reforma da Previdência, com arrocho nos direitos dos trabalhadores, a desvinculação do orçamento da Educação e Saúde, suspensão de programas sociais e perseguição aos movimentos sociais são algumas das medidas que estão sendo orquestradas pela gestão provisória, mas que podem deixar danos permanentes para o país. 

Fotos: Vinicius Borba, do Ruas e Redes para FBP-DF


19h58 – Belo Horizonte

"Fora, Temer" é o grito que mais se escuta na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte, durante a manifestação contra o golpe. Cerca de 40 mil mil pessoas entre movimentos sociais, estudantes, lideranças políticas, crianças e juventude se unem contra o retrocesso que significa o governo de Temer, o presidente interino.

Fotos de Dani Rabello


19h55 – São Paulo


Lula já chegou à Avenida Paulista, para o ato contra Temer e pela democracia.



19h50 – Belo Horizonte

Em frente ao prédio do Ministério da Saúde, que está ocupado desde o dia 3 de junho, índios Xacriabá fazem intervenções e rituais pela saída de Michel Temer.


19h31 – Rio de Janeiro 

Na capital fluminense o ato acontece na Candelária e reunião cerca de 60 mil manifestantes. A passeata segue rumo à Cinelândia, onde acontecerá um concerto “Fora, Temer”. Assim como nas outras regiões do Brasil, a manifestação foi convocada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Foto: Rebeca Belchior / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE


Foto: Bruno Bou / Cuca da UNE

19h21 – São Paulo

Manifestantes gritam pelo fim da PM e Fora Temer na Av. Paulista. Já são milhares de pessoas no dia nacional de mobilização contra Michel Temer.


19h00 – Fortaleza (CE)

A Frente Brasil Popular ocupa a sede da afiliada da Globo, TV Verdes Mares, em Fortaleza, na noite desta sexta-feira (10). As manifestações contra as manipulações da emissora, pela democratização da comunicação e contra o governo interino de Michel Temer têm sido constantes ao longo do último mês. 

18h40 – Porto Alegre

Milhares de pessoas encontram-se na esquina democrática em Porto Alegre (RS), participando da Jornada Unitária de Luta Fora Temer.

Paraná

Em Curitiba, manifestantes de diversos setores ocupam as ruas da capital desde a manhã desta sexta-feira. Mais cedo, trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR e da Fábrica de Fertilizantes do Paraná – FAFEN/PR, junto a integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e da Frente Brasil Popular marcham para denunciar o golpe contra a democracia no Brasil.

Trabalhadores da Refinaria e MST marcham contra o golpe

Bahia

Em Salvador movimentos sociais e a militância do Partido Comunista do Brasil participam de ato co a presença do ex-governador da Bahia, Jaques Vagner, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e Haroldo Lima, ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo.

Paraíba

As manifestações na Paraíba começaram desde cedo. Integrantes da Marcha Mundial de Mulheres protestaram em Cajazeiras. Também acontecem protestos em João Pessoa. Homens, mulheres e crianças marcham pelas ruas com faixas pedindo "Fora Temer"

Marcha Mundial de Mulheres

João Pessoa

Ceará

Em Fortaleza as mulheres estão com Dilma neste dia 10 de junho. Trata-se do movimento mulheres do Ceará com Dilma, núcleo formado há dois anos por um grupo de mulheres indignadas com a perseguição a presidenta pelo fato de ela ser uma mulher. As integrantes do movimento criticam o descaso do governo Temer com a secretaria das mulheres que para elas representa retrocesso.

 

São Paulo

A avenida paulista está colorida de bandeiras e cartazes pedindo a saída de Michel Temer da presidência do Brasil. O ato iniciou com a apresentação do cantor e compositor Chico César que trouxe no repertório músicas de combate ao racismo e a lgbtfobia assim como denunciou o retrocesso que simboliza o governo golpista de Temer. 

Pará

Os movimentos sociais no Pará se concentraram em frente ao teatro da paz para protestar contra o governo ilegítimo de Michel Temer. Na quinta-feira, aconteceram ocupações nas agências do Banco do Brasil e INSS.

 

Alagoas