Coletivo de futebol e mídia do Barão participa de debate na PUC

O papel da mídia no futebol brasileiro será tema de debate na noite desta quarta-feira (8), na Pontíficie Universidade Católica (PUC), em São Paulo. A partir das 18h, o renomado jornalista esportivo Juca Kfouri dialoga com Felipe Bianchi e Thiago Cassis, do Coletivo Futebol Mídia e Democracia. O encontro é o terceiro da série Futebol (de volta) ao povo!, promovido pelo Coletivo Ocupar e Construir.

Mascote do Núcleo Futebol, Mìdia e Democracia - Barão de Itararé

A pauta do debate é dos principais temas tratados pelo Futebol Mídia e Democracia, fundado em 2015 com o intuito de reunir jornalistas, torcedores (organizados ou não) e ativistas sociais para criar uma agenda permanente de lutas relacionadas ao futebol brasileiro.

É impossível abordar o assunto sem destacar o monopólio da Globo, fator crucial para entender a situação atual do futebol brasileiro, do desencanto com a seleção nacional ao distanciamento das classes populares dos estádios de futebol.

Jogo às 22 horas por causa da novela, contratos obscuros, discriminação regional nas transmissões de partidas e forte ingerência na definição de formatos e tabelas das competições são apenas alguns dos problemas ocasionados pela relação matrimonial entre CBF e Rede Globo.

A entrada da Turner e seu Esporte Interativo no jogo é uma novidade alvissareira – ao menos no que tange à urgência da concorrência. Os clubes de norte a sul do país querem mais dinheiro e mais visibilidade. A negociar, portanto. Mas há muito o que se discutir (e superar) se o almejado é um futebol calcado em princípios verdadeiramente democráticos.

Os debates da PUC trazem à tona algumas das pautas urgentes do nosso futebol. Racismo, machismo, homofobia, elitização dos estádios e, claro, a questão da mídia. Ótima iniciativa, que parte do meio acadêmico. Que tomem as redes, as ruas, os bares e as arquibancadas.

As atividades ocorrem no Auditório 117A da PUC-SP (Campus Perdizes), situada na Rua Monte Alegre, 984. A entrada é franca.