Joaquim Barbosa: Brasil só sai da crise com novas eleições

Neste fim de semana, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, em mensagem postada no microblog Twitter, voltou a reafirmar seu apoio à proposta de novas eleições no Brasil. "Para que isso ocorresse, dois ilustres brasileiros teriam que renunciar aos seus interesses pessoais e pensar no país", disse, falando da presidenta e do vice eleitos em 2014, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Juízes acusam Joaquim Barbosa de "coronelismo" e "canetaço" - Matra

O ministro fez o comentário em referência à reportagem publicada no sábado (4) pelo jornal O Globo em que o economista Jens Arnold, diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fala da preocupação do grupo com a crise política e econômica que o Brasil atravessa.

Para a OCDE, o Brasil não conseguirá ter condições de sair da "recessão profunda" e de "retomar o caminho do crescimento econômico até que ocorram novas eleições", disse o diretor da organização ao jornal.

O que está em jogo

No dia 12 de maio, o ministro Joaquim Barbosa fez uma dura crítica ao processo que levou ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Na época, o ex-ministro disse que as decisões sobre o afastamento foram tomadas sem levar em consideração a opinião do povo.

Barbosa afirmou que a destituição de Dilma servia aos interesses mais "espúrios". "Eles querem tomar o poder a qualquer custo para continuar nas práticas ilícitas. É isso que está em jogo", afirmou durante uma feira em que participava na capital paulista.

Abaixo os comentários publicados por Joaquim Barbosa sobre seu apoio em relação a novas eleições: