Banda que já foi assistida por Fidel grava música para a Eurocopa

Quem pensa que o show dos Rolling Stones em Cuba foi uma grande novidade, se engana. Em fevereiro de 2001, a banda galesa Manic Street Preachers, se apresentou no teatro Karl Marx, em Havana, com presença de Fidel Castro.

Por Thiago Cassis*

Integrantes da banda Manic Street Preachers conversam com Fidel Castro em Havana

A banda que lançou seu primeiro disco em 1992, faz constantes críticas ao sistema capitalista, suas injustiças e contradições.

Grandes fãs de futebol, os Manics acabam de gravar a música de apoio para a seleção de sua terra natal, o País de Gales, que disputará a Eurocopa desse ano, que começa sexta-feira (10).

A seleção que tem como destaque o craque do Real Madrid, Gareth Bale, conseguiu se classificar para o torneio continental europeu pela primeira vez em sua história. E não participava de um campeonato com essa importância desde o Mundial de 1958, disputado na Suécia, onde foram eliminados justamente pela seleção brasileira, perdendo por 1 a 0. O detalhe é que esse foi o primeiro gol na história das Copas marcado pelo então garoto, com 17 anos, Pelé.

A música, “Together Stronger (C’mon Wales)” começa fazendo referência justamente a vitória brasileira na Copa de 58, dizendo “When Brazil would make our hearts break” (Quando o Brasil partiu nossos corações). E depois, durante a letra, ao mesmo tempo que ressalta o talento dos craques atuais relembra derrotas do passado, durante os 58 anos que se passaram entre o Mundial de 1958 e a Eurocopa de 2016.

O País de Gales está no Grupo B, que tem Rússia, Eslováquia – com que faz sua estreia dia 11 –, e a sua grande rival, a Inglaterra.

Confira a música do Manic Street Preachers, com participação dos próprios jogadores no clipe: