Documentário sobre o Juventus é exibido gratuitamente em SP

Acontece nesta segunda-feira 06, às 19h30, a exibição gratuita do documentário “Voltaremos”, que narra a história do Clube Atlético Juventus, ou o Juventus da Mooca. O evento acontecerá no teatro da Faculdade Drummond, localizada na Rua Professor Pedreira de Freitas, 415, no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.

Por Thiago Cassis*

Cartaz de documentário sobre o Clube Atlético Juventus, de São Paulo

Com aproximadamente duas horas de duração o filme foi dirigido por Danilo Dias, que é torcedor do “Moleque Travesso”, apelido dado ao Juventus por constantemente tirar pontos dos outros clubes de São Paulo, como o Corinthians e o Palmeiras.

A produção conta com a participação de historiadores, torcedores, jornalistas esportivos, ex-jogadores e dirigentes do clube paulistano. Intercalando a história do bairro operário da Mooca, o mais “italiano” da capital paulista, com o percurso da equipe grená, o documentário apresenta de forma bem completa a trajetória do Juventus.

O clube que foi formado pelos operários da antiga fábrica de tecelagem Cotonifício Rodolfo Crespi, conquistou o título da Taça de Prata de 1983 (equivalente a Série B do Brasileiro naquele período) e levantou sua último caneco em 2007, conquistando a Copa Paulista e o que credenciou o Moleque Travesso a disputar a Copa do Brasil de 2008. Atualmente o time se prepara para disputar novamente a Copa Paulista, onde estreia dia 2 de julho contra o XV de Novembro da cidade de Piracicaba, interior paulista.

A exibição que acontece hoje terá a presença alguns dos entrevistados no documentário e também venda do tradicional cannoli, doce italiano que é vendido nas partidas disputadas no estádio da Rua Javari, casa do clube.

Para quem gosta do Juventus ou da história do futebol brasileiro, essa é uma dica e tanto.

Confira o trailer do documentário: