Perseguido, Trajano se mostra inabalável na defesa da democracia

No isento meio esportivo, o jornalista José Trajano é seguramente o principal rosto do movimento contra o golpe, que afastou a presidenta Dilma Rousseff da presidência. Em entrevista ao portal 247, ele é contundente nas declarações. Afirma, por exemplo, que o ex-braço direito do golpista Michel Temer, Romero Jucá, “tem que ser preso” por revelar que o impeachment serviria para suspender a operação Lava Jato. Para Trajano, se Dilma voltar, é preciso que assuma “vários compromissos com a nação”. 

josé trajano

Depois de criticar, no ar, a produção de um programa da ESPN que convidou Danilo Gentili para uma participação especial, o jornalista José Trajano foi bombardeado nas redes sociais com uma série de epítetos que se tornaram praxe nessa temporada de ódio aos "petistas" que assola o país.

Nessa entrevista exclusiva ao 247, realizada na véspera de seu retorno ao programa "Linha de Passe", ele explica por que resolveu desabafar naquele dia e como ficou sua situação na emissora, mas pondera que está mais preocupado com a situação do país.
Diz que nunca tinha visto uma delação premiada ser recusada porque o delator inocentou Lula: "É inacreditável"! Também está indignado com a "denúncia" da famosa revista semanal de que Aderbal Freire Júnior ganhava 91 mil mensais na TV Brasil, "um salário mentiroso", segundo ele. "Um editor-chefe da Veja ganha 100 mil reais por mês e fica preocupado com o salário dos outros"!
Afirma que a gravação de Romero Jucá "prova que o impeachment foi golpe" e que seu afastamento do ministério (de mentirinha) ainda é pouco: "Jucá tem que ser preso".
Se Dilma voltar, ela tem que assumir vários compromissos com a nação, afirma ele, que não se diz defensor dela e sim da democracia. Para abafar a péssima repercussão dos grampos de Jucá, diz ele, os antipetistas são capazes de fazer "alguma coisa grande" como "prender Lula".
O que foi esse debate em torno do Danilo Gentili?
Esse caso do Danilo Gentili não é o mais importante no panorama atual. Eu estou preocupado com a nação. O que eu posso dizer desse caso Danilo Gentili é o seguinte: eu desabafei e pronto. Por que que eu desabafei e pronto? Porque eu trato a ESPN como um filho. Eu criei a ESPN. E mesmo fora da chefia faz tempo é o lugar que eu olho com olhar de pai. E quando eu vejo alguma coisa que me agride, me exaspera, eu desabafo, como desabafei agora, vendo um cara como esse lá. E pronto.
Ficou tudo bem lá?
Não é que tá tudo bem, mas também não tá tudo mal. Amanhã que eu vou lá, vou fazer o programa e vou sentir o clima. Mas não houve mais nenhuma manifestação, telefonema, etc. Pode estar um clima meio assim, mas não tem novidade, vamos dizer.
 
Se eles vacilarem, a Fox é capaz de te chamar, não?
Eu não tô preocupado com isso… eu tenho uma multa se eu sair fora…eles podem se ancorar numa cláusula que diz que eu posso ter desrespeitado normas internas…é um caso que vai ficar em banho-maria…

E o que te preocupa em relação aos últimos acontecimentos nacionais?

Agora querem antecipar o impeachment… pra julho… querem dar velocidade porque eles estão temendo tudo o que está acontecendo. O que está acontecendo? Manifestação de alguns senadores, não dizendo que vão mudar, mas criando a possibilidade de mudar o voto…segundo, as manifestações de rua aumentando consideravelmente… por mais que eles tentem dizer que é meia dúzia de pessoas… só que é meia dúzia de duzentos aqui… dois mil ali…mil acolá… e é no Brasil inteiro… é estudante…e é todo dia, toda hora… pessoal da cultura…mulheres… estudantes… pessoal da CGU… tem manifestações e o pessoal tá indo pra rua sem medo e isso vai engrossando… e no dia 10 tem a perspectiva de muita gente… que é o dia da Luta…quer dizer, há uma mobilização intensa, crescente… o governo do Temer, esse governo ilegítimo fazendo um monte de merda…queda de ministro… declarações que depois tem que voltar atrás…
Agora, você vê que absurdo, o Jucá se afastou do ministério, mas continua lá…
Ele continua. É só pró-forma. Ele saiu, mas continua. Tem outras coisas também curiosas. Primeiro que é um fato inédito: o episódio da OAS na delação… o cara disse que foi um agrado que fizeram pro Lula e o Moro manda parar a delação! É inacreditável! Eu nunca vi nenhum caso parecido. Tudo que a gente lê aí, que delação agora virou arroz com feijão, tá toda hora no prato da gente, eu nunca vi algo parecido.
 
Porque é isso mesmo, os caras fazem isso pra agradar…
É pra agradar mesmo. Pode ter uma discussão ética, se ele deveria ter aceito ou não…
Mas ele não aceitou. Nem sabia. Onde está o papel que diz que ele aceitou? Onde está o papel onde ele pediu?
Isso não comprova corrupção, não comprova que o dinheiro foi em troca de algum
favorecimento… o que que é pra uma OAS fazer uma reforma num apartamento? Parece até que deram todo um prédio pra ele!
Um condomínio!
Um prédio ainda seria pouco para uma OAS!
Foi a Veja que transformou isso num vendaval!
 
Quer ver a maldade? Parece até aquela música… “Maldade dessa gente”, acho que é do Ataúlfo Alves…”a maldade dessa gente é uma arte”… A Veja deu uma matéria e na qual muita gente embarcou dizendo que o Aderbal Freire Jr. ganhava 91 mil reais por mês na TV Brasil. Eu fui convidado pra trabalhar na TV Brasil. Eu e o Juca (Kfouri). Acabei não indo porque a ESPN não permitiu. Isso no final do ano passado. Nós íamos fazer um programa domingo à noite. Transformar uma mesa redonda que tem lá numa resenha. Programa de duas horas. A TV Brasil tem várias maneiras de contratação. Uma é por concurso…e outra é contratando uma empresa que tenha, vamos dizer, entre aspas, que tenha um “notório saber”, conhecimento. Eu ia entrar com minha empresinha. Eu tenho uma empresinha de comunicação, com nota fiscal, tudo certinho. Eu ia levar uma equipe – produtor, repórter, viagens, gravação – e o total da verba viria pra mim e eu teria que pagar as pessoas. Do mesmo jeito que o Aderbal. E eles transformaram… porque jornalista principalmente dessas revistas semanais é muito maldoso. Eles têm salários muito bons. Eu não estou falando de jornalista de uma maneira geral. Jornalista não ganha bem. Mas o jornalista de uma Veja ganha mais que o presidente da República! O editor-chefe da Veja ganha mais de 100 mil reais! Fora bônus! Mas eles se incomodam com o salário dos outros, ainda mais um salário mentiroso. Igual a Lei Rouanet, muitos pensam que o cara bota 1 milhão e meio no bolso e vai tomar champanhe na esquina. Não era 91 mil pra ele! Ele tinha que pagar toda uma produção, hospedagem, hotel, sei lá o que e tal. Acho que caiu até para 68. Então, há uma série de maldades em curso.
 
Você viu que o Ricardo Melo voltou à EBC?
Foi uma boa notícia, mesmo que tenha voltado de forma provisória. Nós estamos vivendo… eu concordo muito com aquela entrevista que você fez com o filho do Jango… eu concordo muito com aquela declaração dele de que saíram os quepes e entraram as togas. Só que entraram as togas aliadas a uma série de parlamentares golpistas que nunca venceram eleição majoritária nenhuma e o único jeito de se apoderar do poder era por meio de um golpe.
E eu estava lendo a constituição ontem e lá está escrito que os ministros do STF teriam que ser eleitos, porque está escrito que “todo poder emana do povo e é exercido por representantes eleitos”.
Uma outra coisa que eu queria te dizer, que as pessoas ficam dizendo por aí, a meu respeito e a respeito de outras pessoas… “parece petista”… “sem vergonha”… petista virou sinônimo de canalha. Primeiro que eu nunca fui petista. Eu nunca fui petista na minha vida. Eu votei no PT algumas vezes, fiz campanha pro PT algumas vezes, mas sempre fui brizolista e darcyzista! Quem me acompanha sabe disso.
 
Você foi a primeira pessoa que me falou da ascensão do Garotinho…
Ele começou como vereador em Campos…
Você chegou a fazer política com o Brizola?
 
Eu fui coordenador da campanha do Darcy Ribeiro em 1986 a governador do Rio. Ele era vice do Brizola e foi candidato a governador. Naquela época não tinha reeleição. Ele perdeu pro Moreira Franco. Em 90 o Brizola voltou. Eu era o cara do Darcy! Aliás, com muita honra. A universidade que eu não fiz, fiz durante o tempo em que eu trabalhei ao lado do Darcy. Fui seu braço direito. Aprendi muita coisa. É claro que eu fiz campanha pro Lula… Dilma… Erundina… Esse ano agora a minha disposição é fazer campanha pro Marcelo Freixo no Rio e pro Haddad em São Paulo. Com todo o respeito à querida Erundina. Hoje eu estou muito mais próximo do PSOL, em termos de comportamento, de crítica, de uma posição crítica mais à esquerda ao governo Dilma, mas me manifestando contra o golpe, contra esses caras que se apoderaram do poder do que qualquer outra coisa. Já que o PDT não existe faz tempo. Não é nem um partido, é um amontoado.
Um senador do PDT votou a favor do impeachment…
Mas acabou. O PDT era o Brizola. Era o Darcy. Era o Abdias do Nascimento. Tínhamos quadros maravilhosos. Aliás, muita gente diz: que falta o Brizola está fazendo! Se ele estivesse aí…Talvez tenha sido um erro histórico da esquerda não ter apoiado o Brizola e apoiado o Lula em 1989. Aquela chapa Lula presidente, Brizola vice, deveria ser o contrário. Era a última hora do Brizola. E Lula teria muito mais chance depois. Você acha que naquele debate com o Collor o Collor iria jantar o Brizola?
Imagina! O Brizola teve debates históricos.
A maior dele foi aquele direito de resposta que o Cid Moreira leu na TV Globo. E o pior é que o Cid Moreira foi se empolgando…foi interpretando… “o senhor Roberto Marinho”…
Eu acho que a Globo tá mudando em relação ao Temer, você não tá sentindo não?
Eu tô sentindo, mas o fato de estar mudando em relação ao Temer não quer dizer que é alguma coisa com a Dilma.
 
Eu acho que eles ficaram putos porque o Temer deu um ministério para a Record…
Eu acho que eles estão querendo… há um grande movimento surgindo de eleições pra presidente este ano…. isso vem de vários lados…
A situação da Câmara é que tá confusa… deveriam cassar o Cunha de uma vez…e prender também. Porque enquanto isso não acontecer não se resolve nada.
É verdade.
Ele continua na ativa, nomeando ministério Temer, fazendo a pauta da Câmara…porque o Waldir Maranhão ninguém sabe onde está.


Esse não existe. É um negócio meio maluco. Imaginou o Waldir Maranhão presidente da República? Sentado na cadeira, em rede nacional: “Aqui fala o presidente da República”. É a Escolinha do Professor Raimundo. Tem outra coisa que eu queria te falar. Alguns dizem “por que esse Trajano tá se metendo tanto nisso”?… “não tô entendendo porque o Trajano tá tão envolvido”… é discurso… é rua… é manifestação…Quem vai fazer 70 anos como eu este ano e já passou por poucas e boas sabe o que é isso. Então, tem que se manifestar. Se ficar calado agora vai falar quando?
É a única arma que a gente tem…
Eu quero que meus filhos vejam que ainda sou um lutador. Como eu fui discípulo do Darcy, na verdade não é nem um lutador… que eu sou um indignado, foi o Darcy que me ensinou isso.
E você ficou indignado com a adesão do Serra ao golpe? Virou chanceler do golpe…
Você viu o que aconteceu na Argentina? Foi muito engraçado…Os brasileiros que moram lá se juntaram com uma frente argentina e fizeram um protesto em frente à embaixada do Brasil… primeira viagem do Serra ao exterior… não só chamando Serra de golpista, mas criaram um grito de guerra legal: “Serra, cagão/ nunca venceu uma eleição”. Uma coisa assim.
O Serra tá rico. Em vez de ficar quieto, no canto dele, entrou numa dessas pra sujar de vez a sua biografia.
Ele quer ser presidente… ele tem que ser protagonista…
Pois é…
Vai ser protagonista dessa merda aí!
Você vê alguma semelhança entre 2016 e 1964?
Bom, pelo menos a foto foi muito parecida. Viu a montagem que fizeram com as fotos da posse do Castello Branco e da posse do Temer? Igualzinho. Só tem homem, todos de preto…quer ver? Acho que eu tenho. (Procura no celular.)
Naquela época estava todo mundo crente que Castello era democrata e ia ficar só um ano, haveria eleições em 65. Eu me lembro de adesivos “JK-65”…o próprio JK, que era senador, votou em Castello…
Estão aqui, ó, as duas fotos…
Caramba!
É um bando de homens, todos de terno escuro…e Temer é baixinho também como o Castello… porque o Temer engana, imaginam que ele é alto…
É como o Castello… só que tem pescoço, o que Castello não tinha…
 
Mas o Temer dá a sensação que é um cara mais alto.
Ele é empertigado, se estica todo, olha para cima. Mas você acha que vai dar certo esse golpe? Porque está no meio, eu acho…
É imprevisível. Porque essa cagada que apareceu aí, dessas gravações, como estão dizendo os babacas da Globo News o temor do Palácio agora é que surjam novas gravações, o Sérgio Machado gravou com mais gente…o Jucá foi embora, o cara da Transparência foi embora, mas amanhã pode aparecer outro Jucá e terão que demiti-lo também…a primeira conversa já comprometeu o governo…e caracterizou o golpe…antes já tinham pedido a quebra do sigilo bancário e fiscal do Jucá…
Se bem que isso não leva a nada, ele não seria idiota de colocar propina na conta dele…acaba sendo sua prova de inocência…


E apareceu outro cara dando um depoimento dizendo que ele foi testa de ferro do Jucá lá em Roraima numa emissora de TV. Está aparecendo tudo em cima do Jucá. Mas não é o Jucá. Ele é só um integrante da quadrilha.  
É só um deles. E está cheio de processos. Um deles diz respeito a um auxiliar que na véspera da última eleição, ao ser abordado pela polícia, jogou pela janela do carro 100 mil reais…

É mesmo?
 
Tem o Jucá, agora tem o Renan que apareceu nas gravações envolvido com Alberto Yousseff e preocupado com a doação de 400 mil reais que recebeu da Transpetro, cujo presidente foi ele quem indicou.
 
Botaram o Jucá num posto chave! E ele faz essa cagada toda! A Cristiana Lobo, da Globo News, ela que é toda tucana respondendo a uma pergunta sobre o PSDB –e o PSDB? – disse: até agora o PSDB não se manifestou, mas o nome do Aécio está aparecendo demais nas delações. Apareceu forte no grampo do Jucá que disse que o Aécio “vai ser o primeiro comido”. Botaram uma foto do Alexandre Frota ao lado dele dizendo: “O primeiro comido vai ser o Aécio”.
 
É uma comédia…
 
Agora, o que vai acontecer? Eu confesso que estou espantado com as manifestações que estão crescendo… ocupações de escolas… ocupação da Funarte…no Ministério da Reforma Agrária tinha mais de duas mil pessoas protestando. Os índios não sei onde… tá aparecendo coisa em tudo quanto é canto…manifestação no Masp, na Cinelândia…não para…
 
Em 64 não teve isso…
 
Mas também tinha tanque na rua, era Exército… Se bem que 68 foi mais grave que 64…nós passamos quatro anos e meio de expectativa… com receio… mas quando veio o facão foi foda. Aí veio a luta armada. A luta armada não começou em 64…
 
Em 66 teve Caparaó, mas foi uma aventura com 17 guerrilheiros, nada mais que isso.
 
Brizola já tinha feito aquela coisa em 61 de armar o povo com Taurus… que a fábrica era lá…conseguiu que o cunhado tomasse posse, mesmo com parlamentarismo. Mas o que você quer saber, Alex?
 
Quero saber se o golpe vai dar certo.
 
Eu sinto que as pessoas ficaram meio perplexas diante do que aconteceu. Daquela votação. Eu fiquei meio chocado: e agora? Os que eram a favor, muitos se envergonharam com aquela votação. Então, o que é que eu estou vendo agora? Do mesmo jeito que “ninguém votou no Collor”… porque encontrar alguém que votou no Collor hoje é um milagre…eu acho que o Collor não foi eleito, foi uma miragem…porque não é possível, ninguém votou nele… muita gente que foi a favor do impeachment está profundamente envergonhada…por isso é que não se bate mais panela. É contra Dilma, foi a favor do impeachment, mas está com vergonha de dizer claramente isso.
 
Essas gravações do Jucá e do Renan inocentam a Dilma, mostram que ela não obstruiu a Lava Jato, eles é que entraram numa de tentar obstruir…
 
Agora, o Jucá tem que ser preso!  Porque se ele conspirou claramente para segurar a Lava Jato, tentou obstruir a Justiça, está claro, está dito. Agora, como é um castelo de cartas eu acredito que ainda vai acontecer muita coisa. Independentemente dessas gravações tem a própria Lava Jato. E eles estão esmerdeados. Ou seja: a cada acontecimento desses vai dando razão a quem disse que o impeachment foi uma farsa.
 
Eu acho que o golpe não vai dar certo. Primeiro, porque não tem um líder…porque o Temer não é líder de coisa nenhuma, está na cara! Líder não volta atrás!
 
Pode haver um movimento, eu acho, de eleições. Porque já se fala aqui, se fala ali…tipo assim: principalmente as pessoas que foram a favor do impeachment estão dizendo assim “desse jeito não dá…com esse PMDB não vai dar… os caras estão todos cagados”. Esse acordo pode vir do PSDB, Marina e não sei o que e até de alguns setores da esquerda. Algumas pessoas dentro do próprio PT falaram isso. E do próprio PSOL. Ainda não é uma decisão partidária, mas há um ou outro parlamentar que defende isso. Pode haver um crescimento desse sentimento. “Bom, o negócio é o seguinte: tá tudo cagado…” Porque também tem o seguinte temor: tá tudo cagado, mas o Temer não vai cair, vai continuar… e vem a decisão final do Senado e continua mantido o Temer…Apesar de que a diferença é muito pequena, com mais três ou quatro votos muda a coisa… sabe como é que é ficar na mão de senador ou deputado… é foda. Tem cara que está vendendo o voto… o número é pequeno… a chance de algumas pessoas virarem casaca ou se decepcionarem com Temer, ficarem escandalizadas, sei lá…eu li uma entrevista do Romário ele dizendo… o próprio PSB, que é o partido dele está rachado, rachou…porque um deputado entrou no ministério das Minas e Energia e a decisão do partido era que apoiaria, mas sem ter cargo e ele aceitou. Então, rachou o partido, rachou a base sindical e rachou os parlamentares. Os senadores do PSB podem muito bem na hora mudar o voto.
 
Tem também o Cristóvão…
 
Foi uma surpresa ele ter votado a favor do impeachment, mas ele disse que estava votando a favor da discussão da admissibilidade, não era o voto definitivo e deixou meio em aberto isso.
 
Eu acho que naquela hora ele perdeu o ministério. Porque o compromisso, para ser ministro era votar no segundo turno pelo impeachment também.
 
Então você vê: Cristóvão pode mudar… Romário pode mudar… outros caras do PSB…
 
Só o Cristóvão e o Romário já mudam todo o quadro. Mas aí a pressão em cima deles vai ser grande.
 
Houve uma reunião de governadores no Nordeste, não sei em que estado foi. De todos os partidos. E eles disseram que, se mexer no Bolsa Família eles não garantem segurar a população. Vão invadir feira livre, supermercado e o caralho! E o governador de Sergipe, o tal do Jackson Barreto deu uma entrevista dizendo que queria a Dilma de volta. Porque ele é contra o Temer. Tem uma ala do PMDB que é contra o Temer. Então, eles também estão em reboliço. Agora, a Dilma, se voltar, ela tem que assumir um compromisso, não fazer o que estava fazendo. Porque, inclusive, muita gente como eu defende a democracia, não o governo Dilma. O governo Dilma fez muita merda! Rompeu compromissos importantes. Ela teria que voltar e assumir compromissos reais de esquerda. Compromissos com os trabalhadores… com as minorias… não fazendo o governo do PSDB… porque muita coisa da política econômica dela era do PSDB que, cretinamente, votou contra. Tinha que votar a favor, porque estava no programa deles. Mas vai ter muita merda ainda, eu acho. Eu acho que o crescimento dessas manifestações de rua…o crescimento dessas cagadas do governo Temer…se você olhar, ele já voltou atrás umas dez vezes! O ministro da Saúde falou do SUS… ele corrigiu… o Ministro das Cidades sei lá o que, falou que ia cortar o Minha Casa, Minha Vida…voltou atrás… Cultura, voltou atrás totalmente, por uma pressão enorme. Porque são burros, inclusive. Foram mexer com gente que bate o tambor!
 
Governo de direita sempre acaba com o Ministério da Cultura. Foi o que fez o Collor…
 
Claro! E depois de levar vários foras… chamando gente que não tinha nada a ver… Marilia Gabriela, Daniela Mercury, Bruna Lombardi… e ganharam o não dessas pessoas…isso foi mais deprimente ainda! Esse ministro da Cultura, pelo que eu sei, não é um cara ruim. Ele foi à manifestação contra a extinção do ministério, tem foto dele…ele é um cara jovem… é diplomata…ele estava descentralizando a secretaria lá no Rio…criando polos nos bairros… Mas, no meio desse tiroteio, o cara que assumir… Porque tem o seguinte: tudo o que esse governo fizer, quem é contra o governo, quem acha que foi um golpe não pode legitimar nada desse governo! Ah, recriou o ministério da Cultura… não, não satisfaz! Esse governo não é legítimo, é ilegítimo. Qualquer decisão tomada por esse governo, dane-se!
 
E tem o seguinte: Temer está andando em cima do fio de navalha…porque ele esteve nas Diretas… não pega bem ele implantar uma ditadura! O grande perigo foi ele ter colocado o Sergio Etchegoyen num posto importante. Qual é o papel dele?
 
E esse ministro da Justiça… é o cara da bordoada mesmo!
 
Quando eu vi o nome do Etchegoyen pensei: esse cara vai refundar o SNI!
 
Uma coisa que veio da gravação do Jucá é que os militares estavam de olho no MST… nos movimentos sociais… eles não estão mortos como a gente imagina…eles estão prestando muita atenção e controlando as coisas…
 
Há 30 anos não se ouvia falar em general nenhum. De repente ele coloca no ministério o general mais linha dura do exército! Etchegoyen deve estar vigiando a Dilma. Controlando quem entra e sai do Alvorada.
 
Eles não têm nem marketing! Porque mexer com a Cultura… por mais que seja uma decisão política, coisa de direita e tal, vão mexer com a classe artística?! Os caras são conhecidos pra caralho… é Caetano, é Chico Buarque…Carlinhos Brown… Criollo… Emicida… a Virada Cultural foi muito mais de protesto que outra coisa. Ou era a plateia ou quem estava no palco. Ou então as duas coisas junto. Elza Soares, Criollo, Emicida, todo mundo se manifestou. Teve gente que vestiu camiseta. E outra coisa: a demissão desse garçom, que é negro! Mais uma vez atinge… que não tem nenhum negro no ministério, acaba com ministério das minorias, não sei que, da Igualdade Racial e demite o negão que era um símbolo! Um cara conhecido! Só falta voltar atrás no negócio do garçom também! Chama o garçom de volta.
 
Mas você vê: a gente está listando uma porção de coisas que mostram que esse golpe não vai dar certo.
 
Tem duas semanas só! Por enquanto só fizeram merda e as manifestações, tirando o ministério da Cultura, são contra o Temer e a favor da Dilma. “Volta querida, fora Temer”. A partir de agora, com as medidas econômicas, vai ter mais gente na rua reclamando… categorias que vão ser atingidas… greve… que é uma coisa que até agora não teve…a greve vai ser uma sequência dessas medidas econômicas…Ou seja: mais merda ainda. Porque, por enquanto, em duas semanas, já houve de tudo! Mas só que não houve de tudo! Vai haver de tudo!
 
Se a democracia continuar, acho que vai continuar… foi um golpe civil, de direita… só isso… não é ditadura ainda, você acha que já é ditadura?
 
Não, não. Acho que vai ficar nisso. E eu acho que esse golpe pode se estrepar com o “volta Dilma”, porque dois ou três caras podem mudar o voto ou ganha corpo esse pedido de eleições. De algum jeito. Ganha corpo no Congresso, nas ruas…
 
Se bem que quem controla a Câmara ainda é o Cunha…
 
É o Cunha. Ele está olhando tudo de fora.
 
E o Renan é o vice do Temer… pra ele não interessa ter eleições…por isso acho difícil a proposta das eleições vingar no Congresso.
 
Mas pode haver um sentimento… se o PSDB lidera isso… os próprios partidos de esquerda, alguns estão achando que é melhor…sei lá, é a única coisa nova que pode aparecer no ar… porque a Dilma voltar não é novo! A possibilidade todo mundo sabe que tem. O que que vai acontecer? O Senado vai votar de novo. Ou fica o Temer ou volta a Dilma.
 
E se a Dilma volta continua o Temer… como vice…
 
Continua o Temer de vice. É do caralho, né! E o Jucá provou que foi golpe!
 
E não tem um líder para comandar essa esbórnia!
 
Não tem.
 
Quem é o líder dos protestos?
 
Não tem. Você sabe que as coisas não se repetem. Há características novas. O que está acontecendo agora não é como aconteceu na época do Collor, quando surgiu o Lindenbergh… os caras pintadas… agora apareceu essa liderança de direita…perigosíssima… Esse Kim… esse japoronga filho da puta… e mais os caras Revoltados online…um vai ser candidato a prefeito de Belo Horizonte…tem umas lideranças aí… mas eu não vejo na esquerda…quem está mais engajado nessas manifestações são as mulheres…mas não tem uma liderança pesada… não é o Brizola… não é o Lula… o Lula tá jogado pra corner…pode ser preso a qualquer momento! A contrapartida… vamos dizer… tá tudo cagado agora com o Jucá…tá tudo provado, quer dizer, provado não tá, eles não vão aceitar nunca que foi golpe, mas tá dito ali… só que a Globo News não fala em golpe…fala “não, queriam interromper a Lava Jato” mas ninguém fala que agora o golpe tá caracterizado…o que que vai acontecer? A glória deles como resposta? A prisão do Lula! Se prender o Lula abafa tudinho! Abafa Jucá, abafa Temer, abafa tudo! Cria uma situação… ou divulga um outro áudio do Delcídio…incriminando a Dilma… eles vão querer abafar de algum jeito isso daí. E pra abafar eles têm que fazer coisa grande! Não pode ser merdinha. Ou é a prisão do Lula… ou querer provar que a Dilma sabia de tudo…que é uma filha da puta…
 
Eles conseguiram colocar o Lula a escanteio…não tem liderança no governo porque o Temer não é… o líder deles ainda é o Cunha.
 
É o líder envergonhado…
 
Mas foi ele que escolheu o líder do governo na Câmara.
 
Líder nacional não existe.
 
A Dilma está sob vigilância…o papel do Etchegoyen é esse, vigiar a Dilma…
 
…e os movimentos sociais. Qualquer hora vão prender o Boulos, o Stédile, você vai ver! Eu não sei como é que não prenderam o Boulos naquele acampamento na casa do Temer! Ele é que comandou tudo, estava em cima do caminhão! Ele que fez o acampamento! Ele negociou com a polícia. Ou prendem ele ou prendem o Stédile, com alguma acusação…”prende esse filho da puta”! Eles têm medo também, porque sabem que a prisão de um cara desses é foda. Quer saber de uma coisa? A gente já sabia que ia acontecer isso aí, a gente não sabia em que momento ia aparecer essa coisa do Jucá…depois pode aparecer uma do Geddel…agora, duas coisas a gente tem que se perguntar: por que essa gravação apareceu só agora se ela estava com a Polícia Federal ou com quem? Estava de posse de quem? Por que não foi divulgada antes da votação do impeachment? Interessa a quem a divulgação? Ao PSDB? Entendeu o que eu quero dizer? Correntes contrárias estão brigando lá dentro…
 
Talvez interesse à Polícia Federal… um recado… não mexam conosco porque nós temos bala…
 
A sacanagem também não é só provar que teve um golpe…é ter ficado essa gravação parada lá! Essa gravação foi feita em março!    
 
A Polícia Federal é o quinto poder!
 
Ela é que prende. Mas caracteriza uma outra sacanagem: ter segurado a gravação. Para não influenciar na votação. Virou o país do vazamento! Vivemos de vazamento! É gravar conversa do Lula com a Dilma…
 
Você acha que a Dilma não tá grampeada no Palácio da Alvorada?
 
Claro que tá. Se pegaram a conversa dela quando ela era presidente, imagina agora que ela tá de licença!    
 
Ela tá numa espécie de prisão domiciliar…
 
Só não tem tornozeleira…      
 
E o Marin? Tem notícias dele?
 
Ele ficou de dar uma grana lá… pediu mais prazo… tá fodido… vai morrer por lá…tá com oitenta e tantos anos…
 
Ricardo Teixeira continua em Miami?
 
Não. Voltou. Ele vendeu lá. Mas tá muito doente. Fez transplante não sei do que. Tá fodido. Vendeu a casa de Miami,… vendeu a fazenda que tinha em Piraí…se desfez de alguns bens… tá doente…tá fazendo hemodiálise, não sei que… tá mal. Como eles se cagaram todos…tirando a Globo… a começar de Havelange… que era o apóstolo… homem íntegro…sério… parecia um nazistão…era a honradez ambulante… se cagou todo, teve que renunciar, foi expulso da Fifa e renunciou ao comitê internacional…
 
E o J. Hawilla?
 
Esse tá mal também! Tá com câncer, nos Estados Unidos, há anos. Tá em liberdade vigiada. Foi ele que delatou tudo e começou a vender tudo… os jornais que ele tinha no interior… tinha vários… as emissoras de TV…
 
Quer dizer que corrupção dá câncer?
 
Acho que dá… É uma coisa impressionante…