Nós feministas vamos levar o Brasil para frente. Aceita que dói menos

Empoderamento feminino, racismo, machismo e LGBTfobia são temas cada vez mais presentes no trabalho de artistas jovens e veteranas. Linha de frente na maioria dos atos, intervenções e protestos contra os recentes retrocessos no nosso país, as mulheres, principalmente as negras, tem gritado cada vez mais alto no cenário musical mainstream.

Por Dandara Lima*, especial para o Vermelho

Karol Conká - Divulgação

A interpretação emocionante de Yzalú para a música "Mulheres Negras", composta por Eduardo Ex-Facção Central, chamou a atenção para a artista. Nascida na periferia de São Paulo, ela se envolveu com a música aos 16 anos, mas lançou seu primeiro álbum no 8 de março deste ano, intitulado “Minha Bossa é Treta". Yzalú, mulher negra, feminista e periférica, dá voz às pautas negligenciadas pelo feminismo branco.

"Não existe lei maria da penha que nos proteja,
Da violência de nos submeter aos cargos de limpeza;
De ler nos banheiros das faculdades hitleristas,
Fora macacos cotistas;
Pelo processo branqueador não sou a beleza padrão,
Mas na lei dos justos sou a personificação da determinação;
" – trecho da música Mulheres Negras

Yzalú 

A rapper Karol Conka vem fazendo sucesso dentro e fora do Brasil levantando a bandeira do empoderamento feminino. "Nós, feministas, vamos levar o Brasil para frente. Aceita que dói menos!", declarou a ela na edição desse ano do Lollapalooza no Brasil.

Karol também fala da autoestima da mulher negra, na última edição do São Paulo Fashion Week, ela afirmou: "Nosso cabelo é bonito sim. É uma libertação do que foi imposto quando a gente era jovem e sofria". A sua "Tombei", lançada em 2014, virou gíria e é tocada até hoje.

Karol Conka

A MC Carol ficou famosa com as suas declarações no reality Lucky Ladies, da Fox Life, apresentado pela funkeira Tati Quebra-Barraco. Ela compôs "Meu Namorado É Maior Otário" para chamar atenção. "Ele lava minhas calcinhas, faz comida, me ajuda em tudo. Mas não o acho otário, ele é um exemplo. Os homens têm de ser menos machistas e dividir as tarefas”, declarou para o jornal O Dia. Ela causou polêmica com "Não foi Cabral", onde questiona o conceito de descobrimento do Brasil, chamando atenção até de professores.

MC Carol 

Luana é produtora musical, rapper, dj, e já foi jogadora de futebol profissional, chegando a atuar fora do país. Feminista e lésbica, Luana precisou montar seu próprio estúdio porque cansou de ouvir: “Olha, cê rima pra caralho, mas os caras não querem ver uma mina rimando, eles querem ver a mina sensualizando. Eles vão pagar pra ver uma mina rimar mais que eles?”.

O vídeo de “Ventre livre de fato”, que ela compôs em parceria com Elisa Gargiulo, para as Católicas pelo Direito de Decidir, tem mais de 85.000 visualizações. Ela também escreveu "Flor de mulher" em resposta a "Trepadeira" do Emicida.

MC Luana Hansen

Maíra é uma youtuber famosa, dona do canal "Nunca Te Pedi Nada" com mais de 200.000 inscritos. Feminista e defensora dos direitos LGBTs, ela fez uma paródia da música "Essa mina é louca" da Anitta, chamando atenção das "migas" para relacionamentos abusivos. O vídeo estão chegando a 2 milhões de visualizações. Na paródia ela e outras youtubers cantam "Miga sua louca, larga desse boy que solta asneira pela boca, fica reclamando do tamanho da sua roupa. Hey boy, cala a boca".

Maíra Medeiros