Alice Portugal defende manutenção do Iphan 

A deputada Alice Portugal, ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, apresentou duas emendas supressivas à Medida Provisória proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer para revogar a criação da Secretaria Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Alice Portugal defende manutenção do Iphan - Ass. Dep. Alice Portugal

Alice explica que, no âmbito das estruturas governamentais de cultura, já existe o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição respeitada por sua atuação na preservação do patrimônio cultural e histórico do país.

“Este governo provisório já demonstrou que não tem nenhum compromisso com as demandas da cultura brasileira, quando extinguiu (e depois recriou) o Ministério da Cultura. O que se pretende ao criar a Secretaria Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é sobrepor ao Iphan uma nova secretaria para tutelar um órgão de destacada atuação em todo o território nacional”, explica a parlamentar.

Segundo ela ainda, “o Iphan tem demonstrado ao longo dos anos que seu trabalho sério, técnico e competente tem sido bastante para assegurar a preservação de nossa memória, de nossos patrimônios e de nossa cultura”.

“A criação desta nova secretaria choca-se com todos os argumentos utilizados para justificar a redução de inúmeros órgãos públicos de relevante importância, mas liquidados ou reduzidos apenas para a redução de gastos”, destaca Alice Portugal.