Morre o presidente da República Árabe do Saaraui Democrática

O presidente da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), Mohamed Abdelaziz, morreu nesta terça-feira (31), em decorrência de um câncer. A notícia foi confirmada pela Agência Imprensa Argelina, com base em informações do governo do país.

Mohamed Abdelaziz - Prensa Latina

Além de presidente da República, Abdelaziz era o secretário geral da Frente Polisário, movimento de libertação nacional dos povos saaraui. Sob sua liderança a população do Saara Ocidental lutou contra a ocupação do Marrocos, que invadiu a região em 1975.

Agora a presidência do país será assumida de maneira interina pelo presidente do Parlamento, Khatri Addouh, durante o período de 40 dias, até que novas eleições sejam convocadas.

Mohamed Abdelaziz nasceu em Marraquexe, no Marrocos, em 1947. Em dezembro passado havia sido reeleito pela 12ª vez como secretário geral da Frente Polisário.

Abdelaziz participou da fundação da Frente, em 1972, e se tornou secretário geral em 1976, depois da morte de El-Ouali Mustapha Sayed. Em 1982 foi eleito pela primeira vez presidente da RASD.