Thiago Cassis: Plaza Colonia faz história no Uruguai

Fundado em 1917 e seguindo como clube amador até o ano 2000, o Plaza Colonia, que disputou a divisão principal pela primeira vez apenas em 2002, com Diego Aguirre como treinador, conquistou neste domingo (29) o título do torneio Clausura no Uruguai.

Por Thiago Cassis*

Plaza Colonia, campeão do Clausura do Uruguai

O Campeonato Uruguaio é dividido em duas partes. O Apertura e o Clausura. Para decidir o campeão, se enfrentam o campeão do Apertura contra o do Clausura. O vencedor desse confronto enfrenta o time que somou maior número de pontos no campeonato inteiro.

A conquista da equipe da cidade de Colonia do Sacramento, no sul do país, fez história no futebol uruguaio. O clube derrotou o tradicional Peñarol, no estádio do adversário, em Montevidéu, por 2 a 1 debaixo de chuva e ficou com a taça com uma rodada de antecipação.

O clube pratica uma política que vai no sentido contrário ao que vemos atualmente no futebol, em relação ao contrato de seus jogadores. Não aceita os famosos “empresários”, os atletas que negociam seus contratos diretamente, sem atravessadores. Dada a condição financeira do clube, alguns jogadores chegam a ter outros empregos para completar sua renda, e outros atletas vão treinar de bicicleta para economizar seus ganhos mensais.

Villoldo comemora o gol que deu o título ao Plaza Colonia

Certamente, uma dessas lendas instantâneas do futebol. No começo do ano, para garantir o dinheiro para seguir com suas atividades o clube organizou uma “pollada”, que foi a preparação de 400 frangos para serem vendidos nas ruas pelos jogadores juvenis à população local.

Sobre o que faz a equipe ser tão unida, o treinador Eduardo Espinel afirmou ser por conta do “mate”. Os jogadores tem o costume de se encontrar para tomar mate, entre eles e também com torcedores e comissão técnica.

Com o título, que veio com um gol de pênalti já nos 15 minutos finais da partida, a equipe garantiu a vaga em um torneio internacional pela primeira vez em sua história. Disputará a Libertadores ou a Sul-Americana, dependendo de como terminar a decisão do campeonato uruguaio dessa temporada.

Chamado rapidamente de “Leicester” da América do Sul, o Plaza Colonia obteve uma conquista, dada as proporções das equipes e o grau de dificuldades que enfrentam, muito maior do que o, também importante, título da equipe inglesa.