Uefa penaliza a Lazio por cantos racistas da torcida

Uma partida com os portões fechados e 50 mil euros de multa. Esta foi a penalidade dada à equipe romana alviceleste da Lazio, por seus torcedores terem cantado lemas racistas contra o jogador Costa Nhamoinesu, do Sparta Praga, na eliminatória de oitavas de final da Europa League, em 10 de março deste ano.

Torcedores fascistas da Lazio em jogo do time pela Europa League

Os insultos racistas aconteceram na partida de ida, jogada em Praga, capital da Tchéquia, quando a Uefa abriu imediatamente um processo e, finalmente, exerceu a sanção prevista.

A punição foi anunciada pelos representantes do clube na Lazio Style Radio. O processo foi aberto pelo departamento da organização do futebol europeu dedicado a "cartazes e bandeiras inapropriadas, comportamento racista e coros ilícitos".

A Lazio afirmou que vai recorrer da decisão, argumentando que os cânticos foram feitos por tocedores do Wisla, da cidade de Cracóvia, e do Legia de Varsóvia, misturados aos 1,5 torcedores da Lazio presentes em Praga.

De toda forma, a partida de portões fechados será realizada na próxima participação da equipe alviceleste em qualquer copa europeia, isto é, como neste temporanda não conseguiram classificação para disputas continentais, a sanção seguirá vigente nos próximos anos.