O estranho encontro entre Gilmar Mendes e Michel Temer

Sem nenhum pudor, a grande mídia anunciou neste fim de semana um encontro entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e o presidente interino, Michel Temer, que ocorreu na noite deste sábado (28), no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Gilmar Mendes e Michel Temer

O fato em si causa estranheza já que o ministro Gilmar Mendes é o relator do processo que questiona as contas da campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer no TSE, além de estar no comando do STF no processo da Operação Lava Jato. Sendo que o processo, que deverá ser julgado em sessão na próxima terça-feira (1º), inclui citações de delatores sobre o envolvimento de Temer. O que seria no mínimo antiético já que o “investigador” tem conversa antecipada e particular com o “investigado”.

A exposição do ministro Gilmar Mendes em sair às pressas para o encontro com o presidente interino, que atuou junto ao PMDB para afastar a presidenta eleita Dilma Rousseff, no meio de um feriadão, fica evidente após uma série de declarações gravadas vir à público no fim de semana, com citações de ministros do Supremo.

Diante do controverso encontro, até o próprio ministro tentou justificar, dizendo que a conversa foi porque estava preocupado com o orçamento do TSE. “Eu tinha avançado nas conversas com o ‘ministro’ Romero Jucá e a minha equipe estava discutindo com ele, mas aí houve esse incidente e aí ontem [sábado] ele [Michel Temer] me ligou se colocando à disposição e eu aproveitei e fui lá para conversar”, argumentou Gilmar Mendes.

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-SP), além da falta de ética no encontro, houve falha da mídia que segundo ele, é “covarde e domesticada” e que não fez nenhum questionamento sobre “o encontro sábado à noite do juiz com o investigado”. Pimenta questiona o que ele chamou de hipocrisia sem limites: “E se fosse o Lula ou a Dilma, como teria sido a cobertura da imprensa? Gilmar Mendes faz questão de mostrar quem está no comando. Sua coragem e autoridade só afina quando surgem os nomes de Eduardo Cunha ou Aécio Neves”, comentou nas redes sociais.

Depois de muitas declarações polêmicas sobre a pauta do encontro entre Mendes e Temer, até mesmo o editorial da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (30) dá uma puxada de orelha no ministro Gilmar Mendes e questiona sua conduta para que mantenha as aparências, ao contrário do que fez recentemente, quando devolveu, sem tomar qualquer medida, dois inquéritos de investigação contra Aécio Neves encaminhados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).