Presidente do sindicato dos jornalistas é preso e agredido no Paraguai

O secretário geral do Sindicato dos Jornalistas do Paraguai, Santiago Ortiz, foi preso na tarde desta quarta-feira (25), na capital Assunção. A polícia alegou que o jornalista se recusou a apresentar seu documento de identificação e por isso foi detido na Segunda Delegacia, ponde permaneceu sem comunicação durante algumas horas.

Santiago Ortiz - Rufo Diana

Ao ser preso, Santiago entrou em contato com sua esposa e relatou o ocorrido, disse ainda que havia sido agredido pelos policiais. Porém, os oficiais negaram que o jornalista estivesse detido na delegacia e ele permaneceu por algumas horas sem que se soubesse dados concretos sobre seu paradeiro.

Um dos oficiais, Fredy Rojas, foi reconhecido como um dos responsáveis pela agressão. Imediatamente outros jornalistas se dirigiram até a delegacia para averiguar a denúncia e foram maltratados pelos policiais.

O delegado Vidal Achucarro afirmou, em coletiva de imprensa, que Santiago foi detido porque se recusou a apresentar seu documento de identificação e estava “em uma zona coflitiva da cidade”.

Além de integrar a diretoria executiva do Sindicato dos Jornalistas, Santiago é o representante da Federação Sindical Mundial no país. Ele é repórter cinematográfico da Telesur e contribui com outros periódicos da mídia alternativa, entre eles o portal E'a.

Desde que o presidente Horacio Cartes assumiu o posto, a perseguição a jornalistas se tornou uma prática comum no Paraguai. Frequentemente os profissionais da imprensa são abordados de forma violenta por policiais, principalmente durante cobertura de passeatas ou manifestações contra o governo.