Artistas brasileiros denunciam golpe e não reconhecem governo Temer

Diversos artistas, muitos deles conhecidos do grande público nacional como as atrizes Marieta Severo, Andrea Beltrão, Patrícia Pillar, Tereza Seiblitz, Mariana Lima e os atores Enrique Diaz, Igor Angelkorte, Jards Macalé, o cantor Otto e o cineasta Jorge Furtado denunciam, em vídeo, o golpe de Estado ocorrido no Brasil e destacam que as ocupações das sedes do Ministério da Cultura (MinC) em todo o país, são, fundamentalmente, pelo fim do governo ilegítimo de Michel Temer.

Ocupa MinC vídeo

Produzido pelo movimento batizado de Ocupa MinC, o vídeo intitulado Manifesto em Defesa da Cultura foi publicado originalmente na página no Facebook do Ocupa MinC-RJ e compartilhado pelas demais páginas da rede social nas principais cidades ocupadas. O filme está legendado em inglês e conta com a trilha sonora da música clássica O Fortuna, poemas de Carmina Burana, obra prima do compositor alemão Carl Orff, que foi tocada por uma orquestra que participa das ocupações e virou símbolo do "Fora Temer".

No vídeo, além dos artistas, profissionais da cultura e representantes da sociedade civil organizada também exigem a deposição “de um governo golpista que tenta se instaurar no país” e dizem não reconhecer Michel Temer como presidente. “Qualquer tipo de negociação com o Palácio do Planalto é uma forma de legitimar o golpe”, asseguram no vídeo.

De acordo com o movimento, eles continuarão tomando “de forma pacífica e contundente” as sedes do Ministério da Cultura em todo o Brasil. Até esta quarta-feira (25), quase todas as 27 unidades da Federação já haviam sido ocupadas, mesmo diante da volta atrás do governo Temer que pressionado não só pela classe artística, mas por toda a sociedade, anunciou na última segunda-feira (23) o retorno do Ministério da Cultura.

Entretanto, os artistas reafirmam, em vídeo, a continuidade das ocupações contra “o governo ilegítimo" que "assumiu de forma arbitrária o poder" do país e recordam que suas primeiras ações atingiram setores essenciais da sociedade “como a Cultura, Direitos Humanos, Mulheres, Igualdade Racial, Povos indígenas, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia, além da Controladoria Geral da União, a CGU”.

“A extinção do Ministério da Cultura significa e simboliza não só a perda dos direitos dos trabalhadores da Cultura, conquistados por uma longa história de lutas e desafios, mas a perda dos direitos de cidadania do povo brasileiro garantidos na Constituição de 1988”.

Dizendo não abrir mão do Estado Democrático de Direito, os artistas fazem um chamamento a toda sociedade brasileira para a resistência. E emociona quem assiste. 

Parafraseando a presidenta eleita Dilma Rousseff, em seu último pronunciamento antes do seu afastamento da Presidência da República no dia 12 de maio, a atriz Marieta Severo encerra o vídeo em um ode à resistência: "A luta pela democracia não tem data para terminar”.

Assista o vídeo abaixo:

Acompanhe nas páginas do Facebook do movimento, as informações sobre as ocupações nas principais cidades do Brasil:

Ocupar e Resistir:

Maceió: https://www.facebook.com/Ocupa-MINC-AL-1898547540357563/?ref=ts&fref=ts

Macapá: https://www.facebook.com/resistenciaculturalamapa/?ref=ts&fref=ts

Belém: https://www.facebook.com/ocupamincbelem/?ref=ts&fref=ts

Fortaleza : https://www.facebook.com/ocupamincce/?fref=nf

Curitiba: https://www.facebook.com/MinCResiste/?fref=ts

Distrito Federal: https://www.facebook.com/Ocupa-MinC-DF-1626543897667309/?ref=ts&fref=ts

Manaus: https://www.facebook.com/Ocupa-Minc-Manaus-1623430094647211/?ref=ts&fref=ts

Cuiabá: https://www.facebook.com/ocupamincmt/?ref=ts&fref=ts

São Luís: https://www.facebook.com/ocupamincma/?ref=ts&fref=ts

Recife: https://www.facebook.com/ocupamincpe/?ref=ts&fref=ts

João Pessoa: https://www.facebook.com/OCUPA-MINC-PB-1413201605372581/?fref=nf

Teresina:  https://www.facebook.com/OcupaMinCPi/?ref=br_rs

Porto Alegre: https://www.facebook.com/ocupamincportoalegre/?ref=ts&fref=ts

Natal: https://www.facebook.com/ocupamincrn/?ref=ts&fref=ts

Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/OcupaMincRJ/?ref=ts&fref=ts

São Paulo: https://www.facebook.com/Ocupafunartesp/?fref=ts

Florianópolis: https://www.facebook.com/OCUPA-MINC-SC-1540673702905488/?ref=ts&fref=ts

Sergipe: https://www.facebook.com/resistemincse/?ref=ts&fref=ts

Salvador: https://www.facebook.com/Ocupa-MinC-BA-535590696620897/?pnref=story