UCE e CUT-SC realizam Ato de Protesto contra Revista Veja

A União Catarinense dos Estudantes (UCE) e a Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC) realizaram na sexta-feira (19), na esquina democrática, centro de Florianópolis, um Ato Público de Protesto contra

Leia a nota da UCE e CUT-SC:

 

“Veja que mentira”
A União Catarinense dos Estudantes (UCE) e a Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC) vêm a público manifestar sua clara posição em relação ao mau jornalismo presente na linha editorial da Revista Veja.
A Editora Abril faz parte do restrito clube das nove famílias que dominam a mídia no país, através da Revista Veja defende os mesquinhos interesses da poderosa burguesia – nacional e estrangeira. Teme qualquer acúmulo de forças dos setores populares, democráticos e comprometidos com os interesses nacionais.
A Revista Veja serve aos interesses das corporações dos EUA. A “Capital International”, terceiro maior gestor de fundos de investimentos desta potência imperialista, tem dois prepostos no Conselho de Administração do Grupo Abril – Willian Parker e Guilherme Lins.
Em julho de 2004, esta agência de especulação financeira adquiriu 13,8% das ações da Editora Abril, numa operação viabilizada por uma emenda constitucional sancionada por Fernando Henrique Cardoso em 2002, que resultou na injeção de R$ 150 milhões na empresa.
Com tamanho poder, a ingerência externa na linha editorial é inevitável e absolutamente visível. A Editora Abril também têm vínculos com a Cisneros Group, holding controlada por Gustavo Cisneros, um dos principais mentores do frustrado golpe midiático contra o presidente Hugo Chávez, em abril de 2002.
 
As manifestações da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais e dos setores democráticos da sociedade brasileira devem prevalecer neste momento. É diante desse sentimento que as entidades reafirmam seus protestos, considerando que é necessário tomar medidas concretas para garantir que a verdade prevaleça em detrimento da manipulação promovida pela Revista Veja.  Por muito menos, a Justiça Eleitoral proibiu a circulação do jornal da CUT com denúncias contra Geraldo Alckmin (PSDB), num nítido atentado à democracia. Porque não aprender as edições caluniosas e manipuladoras deste panfleto decadente que é a Revista Veja?
A UCE e a CUT-SC não silenciarão diante dos abusos da Editora Abril, que se sente acima do Estado de Direito, da democracia e da sociedade civil.
Florianópolis 18 de maio de 2006.

Tiago Andrino
Presidente da UCE
Neudi Antonio Giachini
Presidente da CUT-SC

União Catarinense dos Estudantes

Central Única dos Trabalhadores – Santa Catarina