Serra defende Jucá e diz que espera que ele volte a ser ministro

Em Buenos Aires para reuniões com a chanceler Susana Malcorra, o ministro da Fazenda Alfonso Prat-Gay e o presidente Mauricio Macri, o tucano José Serra, que ocupação o Ministério das Realções Exteriores, saiu em defesa de Romero Jucá, que teve sua conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado divulgada pela Folha de S. Paulo. Ele elogiou a atuação de Jucá apontado como um dos homens fortes de Michel Temer.

José Serra - Jessika Lima/AIG-MRE

Sem citar o conteúdo da conversa, Serra disse: "O senador Romero Jucá vinha tendo excelente desempenho como ministro. O que espero é que ele resolva os problemas que o levaram a pedir licença e volte (a ser ministro). É meu sincero desejo".

Na posse do tucano, no último dia 18 de maio, ele fez questão de agradecer Jucá em seu discurso. "E quero por último, aqui agradecer a presença dos meus colegas de Ministério, são muitos, eu os saúdo em nome do ministro Romero Jucá, que, quis o destino, vai ter um papel junto comigo fundamental para a recuperação das finanças do Itamaraty", disse.

Protestos

Serra foi recebido na Argentina por diversos protestos desde domingo. Em frente à embaixada, manifestantes rechaçaram o golpe. A pressão foi tanta que o esquema de segurança foi reforçado, e tiveram que entrar e sair pelas entradas laterais do palácio.

Empunhando cartazes com o rosto de Serra, em preto e branco, e a frase: "Procura-se José Serra, chanceler do Brasil. Golpista".