Serra enfrenta protestos e entra pelos fundos da chancelaria argentina

Um grupo de cerca de 150 manifestantes formado por brasileiros e por integrantes do grupo La Cámpora, que reúne apoiadores da ex-presdenta Cristina Kirchner, ocupou a frente da sede do Ministério das Relações Exteriores argentino nesta segunda (23) para protestar contra a visita do chanceler brasileiro, José Serra, à Argentina.

Protesto contra Serra em Buenos Aires

A polícia federal argentina fez uma barreira em frente ao prédio e Serra acabou tendo que entrar pela porta dos fundos. Ele foi ao encontro da ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra.

Este foi o primeiro compromisso da agenda do chanceler brasileiro no país. Em sua agenda também consta reuniões com o ministro das Finanças, Alfonso Prat-Gay, e com o presidente Mauricio Macri.

Munidos de apitos e bandeiras do Brasil, os manifestantes também carregavam cartazes com uma caricatura de Serra e os dizeres “Procura-se José Serra. Chanceler impostor do Brasil. Golpista". Para os manifestantes, o impeachment da presidenta brasileira Dilma Rousseff, apoiado pelo PSDB de Serra, não é legítimo.

Eles protestam ainda contra o governo Macri. Na noite desta segunda (23), quando Serra chegou ao país, também houve protestos em frente à embaixada brasileira.

Serra, que tomou posse na semana passada, disse que uma das prioridades de sua gestão, em curto prazo, será a intensificação das relações com a Argentina, com a qual o Brasil passou a “compartilhar referências semelhantes para a reorganização da política e da economia”. Tanto o governo de Michel Temer no Brasil, quanto de Macri, na Argentina, defendem um projeto de governo neoliberal que propõe privatizações e redução do Estado.