Revelações de Jucá pautam reunião da Comissão Política do PCdoB-BA

A Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB se reuniu, nesta segunda-feira (23/05), em Salvador, para debater os cenários políticos do Brasil e da Bahia, e avançar na discussão do projeto eleitoral para este ano. Conduzida pelo presidente estadual, deputado federal Daniel Almeida, a reunião foi pautada pela notícia do dia: a divulgação de um áudio em que o ministro Romero Jucá afirma que os esforços para o impeachment da presidenta Dilma são um pacto para barrar a Operação Lava Jato.

“Agora, mais do que nunca fica comprovado que o impeachment foi um golpe orquestrado pelos meios de comunicação, setores do judiciário e do parlamento. Essa notícia tem enorme potencial de repercussão nos acontecimentos políticos. No momento em que os golpistas tentam afirmar uma imagem de consolidação do governo interino, eles são desmoralizados publicamente”, avaliou o presidente do PCdoB-Bahia.

Daniel também criticou o governo Temer, cujas ações ele já considera como o maior ataque aos direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. “As primeiras medidas anunciadas pelos ministros revelam de forma implícita o caráter antipopular e entreguista dos golpistas (…) O anúncio de ataques aos direitos previdenciários, na saúde, na cultura, nas questões da mulher, no ‘Minha Casa Minha Vida’, entre outros, revela o caráter do governo”.

Diante do cenário, o colegiado entendeu que é preciso fortalecer a resistência ao governo Temer e lutar para conseguir reverter o impeachment da presidenta no Senado Federal, com a proposta de uma consulta popular sobre uma nova eleição presidencial. “Nós estamos na batalha para reverter o golpe. É possível derrotar os golpistas. O PCdoB defende a bandeira do plebiscito, que é uma forma de ampliar e trazer o eleitor para o centro da decisão sobre os destinos do país”, acrescentou Daniel.

A orientação da Comissão Política Estadual do PCdoB é de que a militância continue a denunciar a ilegitimidade de Temer em todos os espaços, principalmente nos movimentos de rua. “A falta de legitimidade de temer é enorme no Brasil e no mundo. Os movimentos sociais estão mobilizados contra o governo. Devemos reforçar as mobilizações populares na luta contra o golpe, construir movimentos de massa para restaurar a democracia usurpada”, convocou o presidente.

Em relação ao cenário baiano, Daniel elogiou a atuação do governador Rui Costa no processo de impeachment e criticou o prefeito de Salvador, ACM Neto. “O governador sai fortalecido no processo de disputa política. A maioria da população baiana é contra o golpe e a maioria da bancada e os três senadores seguiram a orientação de Rui. Já o prefeito se esconde do debate, tenta manter a aparência de neutralidade, quando se sabe que seu partido fechou questão a favor do golpe de estado”.

Sobre o projeto eleitoral do PCdoB-Bahia para este ano, o presidente estadual avaliou como positivas as perspectivas de crescimento nas urnas. Ele acredita que será possível manter todas as gestões comunistas já em curso e eleger uma quantidade ainda maior de prefeitos e prefeitas. A meta estabelecida pelo partido, de apresentar 100 candidaturas majoritárias este ano, continua.

Em Salvador, o maior e mais desafiador dos projetos para este ano, o PCdoB persiste na busca de apoio do PT e de outros partidos para lançar a candidatura da deputada federal Alice Portugal. Em Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, outros grandes municípios em que o partido pretende lançar candidaturas majoritárias, a construção dos projetos segue, segundo o presidente, cada vez mais consistente.

Da Redação