Psol pede a PGR prisão de Romero Jucá 

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados anunciou que vai apresentar ainda nesta segunda-feira (23) uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo à prisão do ministro interino de Planejamento, Romero Jucá, por obstrução da Justiça. A decisão foi tomada depois do Partido ter tomado conhecimento das declarações de Romero Jucá admitindo que o afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff era necessário para deter as investigações da Operação Lava Jato. 

Ivan Valente

Romero, que aparece em uma lista da Operação Lava Jato com outros 27 políticos como um dos beneficiários do esquema de pagamento de propina na Petrobras, teve uma ligação telefônica com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, divulgada, em que fala sobre o pacto que estava sendo firmado para aprovar o impeachment de Dilma e a consequente suspensão da Operação Lava Jato.

Para o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), as declarações contidas na fita são gravíssimas, uma “verdadeira bomba atômica”. “Nós estamos pedindo que ele seja não só afastado como preso”, disse.

Para Valente, a conversa mostra que toda cúpula do PMDB e, possivelmente do PSDB, particularmente o ex-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), têm muito que explicar à sociedade. “Em analogia com o que aconteceu com o senador Delcídio do Amaral, é caso para a prisão preventiva do senador Jucá”, defendeu Valente.

Matéria publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo traz a transcrição da conversa em que Jucá afirma a Machado que seria necessária uma resposta política para evitar que o caso caia nas mãos de Moro. A conversa ocorreu semanas antes da votação pela Câmara dos Deputados da abertura de processo contra a presidenta eleita Dilma Rousseff.

Segundo o jornal, Jucá teria ainda sugerido que um eventual governo Michel Temer deveria construir um pacto nacional com o Supremo Tribunal Federal (STF) para delimitar as investigações. A gravação já está com a Procuradoria-Geral da República.