Temer encerra vagas do Pronatec, ProUni e Fies 

Para milhares de jovens o sonho do acesso ao ensino superior acabou nesta segunda-feira (23). Após anunciar cortes no Bolsa Família e no Minha Casa, Minha Vida, o governo interino de Michel Temer (PMDB) mandou suspender outras iniciativas sociais das gestões Lula e Dilma: os programas de incentivo à educação e à profissionalização, como Pronatec, ProUni e Fies, que não devem abrir novas vagas este ano.

Democratização do acesso: Lei do ProUni completa dez anos - Foto-montagem

O orçamento dos programas estaria com os cofres vazios para este ano, a mais de sete meses do fim, segundo levantamento do ‘Estado de S. Paulo’. Em 2015, 2 milhões de estudantes estavam matriculados em instituições privadas graças ao Fies, no qual foram investidos R$ 17,8 bilhões.

Interlocutores do novo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disseram que a pasta quer unificar critérios de seleção para as bolsas e aplicar a premissa de meritocracia. O benefício seria mantido para quem apresentar resultados.

Na área da Saúde, outra mudança de Temer prevê reduzir cada vez mais o número de estrangeiros no Mais Médicos. 

Pacote neoliberal de Temer encerra ciclo histórico de inclusão social 

As políticas sociais de Lula e Dilma foram fundamentais para que milhares de brasileirtos conseguissem o seu diploma, em uma país históricamente marcado pela segregação e ampla desigualdade social.

Segundo dados do IBGE de 2015, Os estudantes de 18 a 24 anos que frequentam ensino superior no Brasil somavam 58,5% do total de estudantes nessa faixa etária em 2014. O percentual é 25 pontos percentuais maior que o de dez anos antes. 

Em 2004, 16,7% dos estudantes pretos e pardos com 18 a 24 anos frequentavam o ensino superior, segundo a pesquisa, número que cresceu para 45,5% em 2014. Apesar do aumento, os negros não chegaram a atingir o percentual que estudantes brancos já apresentavam em 2004: 47,2%. Para esse grupo, o aumento verificado nos últimos dez anos fez com que 71,4% dos estudantes brancos de 18 a 24 anos estivessem na universidade.