Virada Cultural de SP mostra a resistência popular contra o golpe

A Virada Cultural de São Paulo, realizada neste sábado e domingo (21 e 22), foi marcada pela resistência popular contra o golpe em curso no Brasil. Tanto o público, quanto os artistas, se posicionaram claramente contra o interino Michel Temer e pediram a volta da presidenta eleita, Dilma Rousseff. As palavras de ordem “Fora Temer” e “Temer jamais” deram o tom da luta.

Virada Cultural contra o golpe - Reprodução

O show do rapper Criolo já começou com manifestação. O palco foi dominado por um telão colorido com a frase “Temer Jamais”. Além dele, dezenas de outros artistas se posicionaram, ou por meio do discurso, com intervenções no palco ou usando camisetas com a mesma frase.

O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, usou uma camiseta contra o interino Michel Temer e fez um discurso incisivo contra o golpe que representa um retrocesso grave aos direitos conquistados ao longo de décadas pelos trabalhadores.

Mas não só do palco vieram as manifestações, o público também tratou de contribuir de forma totalmente espontânea. As pessoas levaram faixas e cartazes pedindo o fim do golpe. Houve ainda uma oficina para estampar camisetas e o “desenho” preferido foi unânime: “Temer Jamais”.

Várias apresentações começaram e terminaram com gritos do público contra o golpe. Todas as manifestações foram amplamente registradas e compartilhadas pelo público por meio das redes sociais com o uso das hashtags #ForaTemer #TemerJamais #ViradaCultural e #TemerGolpista.

Veja imagens:


Abertura do show do Criolo


Show da banda Bixiga 70

Tico Santa Cruz, vocalista do Detonaustas

Show da Elza Soares

 


  Show da Academia da Berlinda

Assista aos vídeos: