“A América Latina não é uma colônia dos EUA”, diz Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou nesta segunda-feira (19), durante a 10ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos, em Sucre, que a América Latina não é uma colônia dos Estados Unidos. “Os tempos de dominação imperial terminaram”, afirmou.

Evo Morales - Reuters

Diante de milhares de representantes de vinte países, o presidente afirmou que o continente passa atualmente por um processo de libertação democrática, impulsionado por movimentos sociais e pelos setores mais pobres.

O presidente pediu que as decisões dos povos da América Latina sejam respeitadas e deixou claro que o continente não precisa de intervenção norte-americana pra se organizar.

Além disso, Morales destacou as realizações na Bolívia durante uma década de gestão do Movimento ao Socialismo e reconheceu a luta dos povos indígenas e camponeses. “Junto ao povo impulsionamos um movimento de libertação política que é um símbolo da soberania e dignidade.

Fizemos uma revolução democrática e cultural com grande esforço e respeitando os princípios que nossos antepassados nos deixaram”, afirmou.

Morales declarou ainda que, graças ao apoio e conscientização da população, em 1º de maio de 2006 os recursos naturais foram nacionalizados, o que permitiu a transformação da economia nacional. “A unidade permitiu-nos mudar a Bolívia. Nós fizemos em 10 anos o que não foi feito em 180, afirmou”.