Sem categoria

Perto dos 100 anos, Niemeyer comemora desmoralização de Bush

O arquiteto Oscar Niemeyer disse nesta sexta-feira (15) estar “otimista” com a mudança que está acontecendo em todo o mundo porque “o império de Bush está desmoralizado e o Brasil está se unindo a outros países da América Latina” para enfrentar as ameaças

Além de suas criações, o arquiteto ficou conhecido por sua militância comunista. Ele ressaltou nesta sexta que o mundo capitalista está “tão desmoralizado” que ele acredita que tudo ficará bem no futuro.


 


Niemeyer também se referiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem pediu que mantenha posturas firmes diante dos Estados Unidos.


 


“O presidente Lula é um operário e suas origens estão ligadas ao povo, é patriota e sabe que tem que reagir contra os Estados Unidos”, acrescentou.


 


O centenário arquiteto também falou sobre o caminho “mais popular” que os países da América Latina estão seguindo e afirmou que as ameaças climáticas que estão surgindo “levam a um comportamento melhor dos povos”.


 


Patrimônio mundial


 


Durante o ato de entrega do prêmio, Tyurdenev leu uma carta do presidente russo, Vladimir Putin, na qual expressou suas “sinceras felicitações” ao arquiteto pelo centenário e reconheceu Niemeyer como um dos “mais ilustres e talentosos arquitetos com obras importantes no patrimônio histórico e cultural do mundo”.


 


Apesar de Niemeyer não ter obras na Rússia, neste sábado está prevista a inauguração em Moscou de uma exposição sobre o arquiteto.


 


“Queremos apenas um mundo melhor, mais fraternal, em que as pessoas não tenham prazer em descobrir os defeitos do outro, mas o prazer de ajudar uns aos outros e serem mais felizes”, ressaltou o homenageado.


 


Oscar Niemeyer completará 100 anos no sábado (15) e celebrará o aniversário em um encontro com amigos em sua residência, a Casa das Canoas.


 


Leia também:


Niemeyer é homenageado pela Rússia e pela França no Rio